Abacaxi e laranja: ANVISA baixa decreto contra 2 frutas populares por descoberta alarmante e risco agudo

ANVISA emite alerta sobre laranja e abacaxi: as queridinhas da mesa brasileira estão carregadas de um perigo invisível e você precisa saber
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Perigos ocultos estão na laranja e no Abacaxi e ANVISA faz alerta (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Pinterest/Canva)

ANVISA emite alerta sobre laranja e abacaxi: as queridinhas da mesa brasileira estão carregadas de um perigo invisível e você precisa saber

Frutas são essenciais para uma dieta equilibrada e saudável. Inclusive, a laranja e o abacaxi são dois dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas uma descoberta da ANVISA, envolvendo o consumo dessas duas frutas, reforça que, além de escolher com cuidado, é preciso redobrar a atenção na hora da feira.

Mesmo porque, cuidar da alimentação da família exige responsabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal UOL, a equipe do TV Foco traz mais informações e detalhes das últimas descobertas da autarquia.

Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)

Análise da ANVISA expõe riscos no consumo de frutas populares

Ainda no dia 11 de dezembro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revelou os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) — referente ao ano de 2023.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa analisou 3.294 amostras de alimentos, coletadas em 76 municípios brasileiros, abrangendo 14 itens vegetais que representam 31% do consumo alimentar nacional.

As amostras incluíram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, os testes identificaram resíduos de 338 tipos diferentes de agrotóxicos, incluindo substâncias que já foram banidas ou que nunca receberam autorização para uso no Brasil.

Abacaxi e Laranja (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

Os resultados chamaram atenção:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque preocupante: Laranja e abacaxi: No entanto, essas duas frutas que lideram o consumo nas casas brasileiras — laranja e abacaxi — apresentaram as maiores taxas de irregularidades no uso de agrotóxicos.

Do risco imediato ao perigo oculto:

O levantamento da agência detectou dois tipos de risco:

Como reduzir a exposição aos agrotóxicos no dia a dia?

A vigilância sanitária é responsabilidade do Estado, mas o consumidor também pode adotar práticas simples para minimizar riscos:

A saúde começa na escolha do que se põe na mesa (Foto Reprodução/Freepik)

Lembrando que, nos últimos 10 anos, o trabalho da ANVISA contribuiu para banir seis ingredientes ativos de agrotóxicos e reforçar políticas de rastreabilidade no país,conforme podem ver por aqui*.

A agência também destaca que consumidores informados podem pressionar o mercado por melhores práticas, exigindo transparência e segurança na produção.

Por fim, a segurança dos alimentos começa no campo, mas se completa com escolhas bem feitas na feira e na cozinha.

Conclusão:

Em suma, a ANVISA emitiu um alerta contundente sobre o uso excessivo de agrotóxicos em frutas que fazem parte do cotidiano do brasileiro: laranja e abacaxi.

Adotar medidas de higienização, escolher alimentos rastreáveis e diversificar o consumo são atitudes que fortalecem a segurança alimentar.

Portanto, manter-se informado é a chave para proteger sua saúde e a da sua família. Mas, para saber mais informações da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile