Abandono e demolição: 2 rivais do shopping Internacional de Guarulhos em SP tem tristes sentenças

Dois rivais do Shopping Internacional de Guarulhos enfrentam finais tristes em SP, um é abandonado e o outro será demolido. Veja os detalhes
Nas margens da Rodovia Presidente Dutra, o Shopping Internacional de Guarulhos é hoje um dos maiores e mais movimentados centros comerciais da Grande São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com centenas de lojas, cinema, praça de alimentação e acesso fácil, ele se consolidou como um dos locais favoritos do público paulista.
Contudo, a situação não é a mesma para todos os centros comerciais, existem dois shoppings rivais do Internacional que, em vez de prosperar, amargam destinos marcados por abandono e demolição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, trata-se do esqueleto do Shopping da Vila Fátima e o histórico Poli Shopping, no centro da cidade. A seguir, veja todos os detalhes.
Centro comercial abandonado em Guarulhos
De acordo com o Guarulhos Todo Dia, há mais de três décadas, a construção de um novo shopping prometia transformar a Vila Fátima em um importante ponto de desenvolvimento urbano em Guarulhos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Chamado inicialmente de Shopping Center Guarulhos, o projeto foi lançado na virada dos anos 1980 para 1990 e, desde então, carrega o título não oficial de “elefante branco” da cidade.
O empreendimento parecia ambicioso, com 419 lojas, três restaurantes, 2.500 vagas de estacionamento, cinemas com 2 mil assentos e até uma torre empresarial com 20 andares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma área construída estimada em 130 mil m², o investimento passava de R$ 110 milhões. Tudo isso em um terreno de 40 mil m², localizado na movimentada Avenida Otávio Braga de Mesquita.

Mas a obra, que chegou a ser retomada em 2009 sob nova gestão do Grupo Sá Cavalcante, um dos maiores do setor no Brasil, foi embargada pouco tempo depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Justiça suspendeu os trabalhos em 2010 por falta de estudos de impacto ambiental e indícios de irregularidades no licenciamento.
Desde então, o que se vê ali é um esqueleto de concreto grafitado e cercado por um bairro que se desenvolveu ao redor dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De promissora referência comercial, o shopping da Vila Fátima tornou-se um símbolo de burocracia, dívida e abandono.
O tempo passou e aquele espaço continua vazio, parado no tempo. Em 2017, chegou-se a discutir a transformação do local em centro administrativo municipal, mas a proposta foi considerada inviável.
O Grupo Sá Cavalcante ainda diz ter planos para a cidade, mas, por enquanto, só restam ruínas de um sonho comercial que nunca saiu do papel.
A demolição de um ícone
Se de um lado há um shopping que nunca abriu as portas, do outro está um que marcou gerações. Trata-se do Poli Shopping que teve sua demolição decretada, de acordo com o Guarulhos Em Foco.
Instalado no coração do Calçadão da Dom Pedro II, surgiu nos anos 1920 como Casa Poli e se reinventou em 1989, tornando-se o primeiro shopping de Guarulhos.
Ao longo de décadas, foi ponto de encontro, compras e história viva da cidade. Porém, seu futuro agora está ameaçado.

Em 2024, com o decreto nº 68.552, o Governo de SP autorizou a desapropriação do terreno para a construção da Linha 19-Celeste do Metrô, incluindo a Estação Guarulhos-Centro, que ficará exatamente onde hoje está o Poli Shopping.
A chegada do metrô é uma promessa de mobilidade, integração com a capital e revalorização urbana, mas o custo será a perda de um dos mais antigos centros comerciais da cidade.
Para os comerciantes, o medo é real, com a perda de clientela, demissões e incertezas quanto à realocação dos negócios. Para os frequentadores, é o fim de um espaço que fez parte do cotidiano.
Conforme apurado, ainda não há uma definição oficial sobre a data da demolição, mas a sentença está escrita e em breve o local pode dar adeus definitivamente para a chegada da nova linha.
Considerações finais
- Enquanto o Shopping Internacional de Guarulhos segue firme como centro comercial referência, seus dois rivais enfrentam o peso de decisões que pararam no tempo ou que visam o futuro a qualquer custo.
- De um lado, o abandono que virou cenário de desperdício urbano.
- Do outro, a demolição iminente de um pedaço da memória coletiva de Guarulhos.
- São duas sentenças distintas, mas igualmente tristes.
Qual é o maior shopping do mundo?
O maior shopping do mundo é o Iran Mall, localizado em Teerã, Irã. Porém, com uma área total de aproximadamente 1,95 milhão de metros quadrados, ele abriga uma vasta gama de lojas, espaços culturais, áreas de lazer e um hotel de luxo.
Por fim, veja esta matéria: Iguatemi, Eldorado e Aricanduva: Lei em vigor em SP em 2025 traz proibição que acerta shoppings populares
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br