Abandono: O fim de 3 estações do metrô do RJ e cariocas atingidos

Existem 3 estações de metrô no Rio de Janeiro que acabaram sendo abandonadas pelo governo. Descaso afeta a vida de milhões de cariocas
O metrô é um dos meios de transporte mais importantes do Brasil, essencial para milhões de trabalhadores que dependem dele todos os dias. Aliás, no Rio de Janeiro, três estações acabaram sendo deixadas para trás pelo governo e acabaram virando símbolos do abandono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, vamos falar em detalhes sobre cada uma dessas estações e revelar o que levou ao abandono, que afetam os cariocas que poderiam estar se beneficiando com mais opções no transporte público do Rio de Janeiro. Ademais, as informações são do canal no YouTube “Caos Carioca”.
Estação Gávea
A Estação da Gávea é talvez o exemplo mais conhecido de obra parada no metrô do Rio. O projeto chegou a começar, mas nunca teve conclusão. Hoje, o local está inundado para evitar o colapso do solo ao redor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, havia planos de que a linha passasse por baixo dos prédios do Leblon, o que seria um enorme desafio para a engenharia. Até hoje, há preocupação com a estrutura e risco de desabamento.

Estação São João
Outra estação que nunca saiu do papel é a São João, em Botafogo. O plano original previa que ela fizesse a integração entre as linhas 1 e 4, ligando os bairros de Botafogo e Copacabana.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mas o projeto acabou sendo abandonado antes mesmo de sair do papel. A estação ficaria embaixo do Morro São João, local que hoje abriga apenas parte das escavações iniciadas há décadas.

Ligação Estácio–Carioca
O terceiro caso é o da ligação entre as estações Estácio e Carioca, da linha 2. Essa obra também não teve conclusão. Em 1988, havia a promessa de que o trajeto facilitaria o acesso direto ao Centro, mas a verba acabou antes do início efetivo das construções. Desde então, o plano foi deixado de lado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o valor da passagem de metrô no RJ?
De acordo com o portal MetroRio, o valor da passagem do metrô no Rio de Janeiro é de R$ 7,90 desde 12 abril de 2025. Essa tarifa é a mais recente e foi autorizada pela Agetransp. Para quem usa a Tarifa Social, o valor é de R$ 5,00, para quem tem o Bilhete Único intermunicipal (BUI) devidamente cadastrado.
Por fim, veja esta matéria: Ônibus, metrôs e CPTM de graça: Bilhete Único SP garante isenção à lista em outubro de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br