Abandono, saída do país e extinção: O triste fim de montadoras de carros após não resistirem concorrência

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/07/2023 18h24

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
O triste dia e fim de montadora de carro popular (Foto: Reprodução/Chevrolet)

Algumas das montadoras mais famosas do mundo deixaram o Brasil após enfrentarem forte concorrência; relembre

O Brasil é um país fortíssimo em produção e exportação de carros, mas algumas marcas não tiveram sorte no país. Montadoras fortes e consolidadas enfrentaram forte concorrência e abandonaram as terras tupiniquins para evitar um fracasso ainda maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Alfa Romeu é uma dessas marcas. A marca italiana chegou ao Brasil com a intenção de vender uma infinidade de modelos. A fabricação do sedã 2.300 foi sua principal aposta e começou em começou no país em 1974 requisitos bem surpreendentes para a época.

O carro tinha itens como freios a disco nas quatro rodas, motor com dois comandos de válvulas e câmbio de cinco marchas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A multinacional italiana adquiriu a Fábrica Nacional de Motores (FNM) durante um processo no qual a estatal brasileira foi privatizada pelo regime militar. Houve a compra da montadora localizada em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), onde foram produzidos os sedãs 2.000, 2.150 e, finalmente, o o 2.300.

Alfa Romeo 2300 foi sucesso no Brasil (Foto: Divulgação/Fiat)

Alfa Romeo 2300 foi sucesso no Brasil (Foto: Divulgação/Fiat)

PARCERIA E FIM

O problema é que a empresa começou a decair no Brasil após o repasse das operações para a Fiat. Em âmbito global, as duas empresas permaneceram independentes por mais algum tempo, passando a integrar o mesmo grupo apenas em 1987. Isso fez com que a Alfa Romeu sumisse do país rapidamente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O QUE OCORREU COM A MAHINDRA?

A indiana Mahindra também teve história no Brasil. Entre 2007 e 2015, a montadora fabricou modelos no Amazonas, mas não obteve muito sucesso. A concorrência e o preço altíssimo fizeram com que a empresa, que é um sucesso nos Estados Unidos, abandonasse o nosso mercado.

Thar é um dos modelos da montadora Mahindra (Foto: Divulgação)

Thar é um dos modelos da montadora Mahindra (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.