Nada de ser mandado embora: Lei trabalhista em vigor traz nova regra para demissão

Com essa regra em vigor, os CLTs não podem simplesmente ser mandados embora e tem uma nova regra para demissão segundo a lei trabalhista

08/06/2025 21h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Esse alerta de demissão, acerta os CLTs (Foto: Divulgação)

Graças a essa lei trabalhista em vigor, você não vai ser simplesmente mandado embora, afinal, há uma nova regra envolvendo a demissão dos CLTs

Graças a Reforma Trabalhista, o artigo 484-A que regulariza a demissão por acordo trabalhista, também chamada de distrato, trouxe uma nova regra. Em resumo, a prática passou a ser legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, seu empregador pode simplesmente não te mandar embora e sim, entrar em acordo com você para acertar sua demissão. Graças a essa mudança, será o acordo que vai determinar os ganhos.

O time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Sólides, traz os detalhes dessa lei e como isso pode afetar os trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVA LEI TRABALHISTA EM VIGOR

  • Acordo passa a ser legal;
  • Precisa que ambas as partes aceitem;
  • Além disso, pode partir do trabalhador;
  • É mais comum por parte do empregador.

ALERTA SOBRE DEMISSÃO

Com a reforma trabalhista, a prática passou a ser legal e a iniciativa de propor o acordo pode partir tanto do funcionário quanto do empregador. Então, pode ser que os valores pagos sejam diferentes.

Por exemplo, quando o empregador decide te demitir, você sai com uma série de direitos e ganhos. Mas, em um acordo, pode ser que o valor não seja o mesmo. Claro, isso não é uma regra.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Afinal, a ideia é que o acordo seja vantajoso para ambas as partes. Além disso, todos precisam aceitar as condições e você, se não quiser, não é obrigado a aceitar nada. Tenha isso em mente.

Essa modalidade de demissão tende a ser do interesse da empresa. Então, não é sempre que o empregado vai gostar dela, por isso, é bom entender os termos e decidir se vale ou não a pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, é bom saber que o acordo trabalhista assegura metade do aviso-prévio indenizado, 20% da multa sobre o FGTS (e não 40%) e demais verbas rescisórias em sua totalidade.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graças a uma rega trabalhista em vigor, a demissão pode não ser tão vantajosa para os empregados. Contudo, eles não são obrigados a aceitar e tudo é a partir de um acordo estabelecido entre as partes.

O QUE É A DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA?

Ocorre quando o acordo trabalhista é rompido por parte da empresa. Mas, o motivo para isso é uma falha por parte do empregado. Ele perde boa parte dos direitos trabalhistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA LEI QUE ENVOLVE OS CLTS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.