Falência, despedaçada e acervo nas mãos da Globo: O fim de emissora de TV mais tradicional do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/04/2024 10h41

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo da Globo, imagem de X, emissora sem sinal e escrita de falência (Fotos: Reproduções / Canva / GloboPlay)

Emissora de TV amada acabou na década de 70

Nesta quarta-feira, 24, iremos recordar o fim de uma emissora de TV tradicional do Brasil, que ocorreu no dia 30 de setembro de 1970.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O canal teve a falência decreta, precisou ser despedaçada e até teve seu acervo nas mãos da Globo.

Estamos falando da TV Excelsior. A emissora teve sua inauguração no dia 9 de julho de 1960 e tornou-se pioneira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década dos anos 60, a TV Excelsior marcou história entre os telespectadores devido aos seus conteúdos e até elenco.

Referência da década, a emissora possuía conteúdos jornalísticos, séries e filmes, e concorria com a TV Tupi, TV Paulista e Record.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o NaTelinha, a emissora desenvolveu conceitos de grade de programação que são seguidos até os dias atuais.

Fato é que o canal tratava a programação com seriedade, planejamento e respeito, fato que fez com que os telespectadores a amassem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Walter Clark idealizaram a grade da Globo como o famoso novela/jornal/novela a partir da Excelsior.

Além disso, o canal também contava com show de comédia e espetáculos musicais de auditório. O elenco também era de peso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, Chico Anysio, Castrinho, Roberto Guilherme e até Renato Aragão faziam parte do elenco do canal.

Já em sua programação de auditório, os principais eram os de Flavio Cavalcanti que apresentava o Um Instante, Mastro, e o de Haroldo de Andrade, H.A Show.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A TV Excelsior também contou com grandes nomes, como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Jô Soares e outros, segundo o NaTelinha.

TV Excelsior (Foto: Reprodução / Internet)
TV Excelsior (Foto: Reprodução / Internet)
Elenco TV Excelsior  (Foto: Reprodução / Internet)
Elenco TV Excelsior (Foto: Reprodução / Internet)

PROBLEMAS

No entanto, no ano de 1964, a TV Excelsior passou a ter problemas ao ser perseguida pelo regime militar, assim como as demais empresas da família Simonsen.

A situação do canal se agravou em 1969. Na época, 43 funcionários foram demitidos e a maioria de seus programas cortados.

Além disso, o canal também enfrentou crises por conta de golpes, má-administração, impostos, e perda de investimentos em programas por conta da censura, no fim da década de 60.

No início de 1970, a empresa estava sem patrocinadores e com muitas dívidas, que deveriam ser pagas ao governo Médici até o dia 15 de dezembro.

No entanto, no dia 30 de setembro de 1970, a emissora foi ao ar pela última vez.

Na época, Ferreira Neto interrompe a transmissão do seriado humorístico Adélia e Suas Trapalhadas e anuncia aos telespectadores que o Governo Federal decretou o fim da Excelsior.

No dia 28 de setembro, o presidente Médici cassou as concessões dos dois canais da rede.

FALÊNCIA

Por fim, no dia 16 de outubro de 1970, a Justiça decretou a falência da Televisão Excelsior S. A.

Em julho de 1970, um incêndio destruiu quase todos os estúdios da emissora, que estava abandonada e endividada, assim como seu acervo de imagens. Meses depois, os acervos de imagens que sobraram foram parar na TV Gazeta.

Atualmente, o acervo está dividido entre TV Gazeta, a Rede Globo, a Cinemateca Brasileira (que cuida do acervo da TV Tupi) e a TV Cultura (que também tem parte do acervo da Tupi).

Thumbnail Video Youtube

COMO ASSISTIR A GLOBO AO VIVO?

Globo tornou-se a principal do país. Fato é que inúmeros telespectadores se perguntam como assistir o conteúdo da Globo de forma online e gratuita. Para isso, basta baixar o aplicativo GloboPlay ou acessá-lo pela internet.

Logo da Globo (Foto: Reprodução / GloboPlay)
Logo da Globo (Foto: Reprodução / GloboPlay)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.