Você acorda cansado todos os dias? Pode ser sinal de uma doença grave

Se sente cansado e muito estressado? Procure um médico quanto antes, pois esses podem ser o sintoma de uma doença sem cura

15/07/2025 21h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Cansaço - Foto: Ilustração

Se sente cansado e muito estressado? Procure um médico quanto antes, pois esses podem ser o sintoma de uma doença sem cura

Sabemos que a rotina diária leva a um cansaço extremo. Ao fim do dia, o corpo precisa recarregar as energias e descansar. No entanto, você já percebeu está cansado todos os dias, principalmente assim que acorda?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a resposta for sim, isso pode ser sinal de uma doença grave. Confira logo mais a seguir tudo que você precisa saber.

Acordar cansado é sinal de doença grave

De acordo com o portal Sociedade Brasileira de Reumatologia, chamada de Síndrome de da Fadiga Crônica (SFC), é uma condição marcada por cansaço extremo e que não melhora mesmo após uma boa noite de sono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, a doença pode ainda se agravar com esforço físico e mental, sendo totalmente prejudicial à saúde humana.

O que pode causar essa doença?

Segundo a fonte, sua causa ainda é desconhecida, mas infecções e estresse são um dos fatores que podem desencadear os sintomas.

Aliás, além de sempre sentir fadiga, os pacientes podem ter dificuldade de concentração, dores musculares, sono não reparador, dor de garganta, gânglios inchados e outros sintomas variados, como problemas digestivos e alterações de humor.

Como ela pode evoluir?

A evolução da doença varia. Alguns melhoram com o tempo, já outros têm sintomas que vão e voltam. O diagnóstico é clínico e feito depois de excluir outras doenças, como hipotireoidismo ou depressão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, a Síndrome de da Fadiga Crônica (SFC) é mais comum em mulheres entre 40 e 50 anos. O tratamento, portanto, visa aliviar os sintomas, além de que a recuperação pode ocorrer, em casos especiais, como diagnóstico precoce.

Tratamento para Síndrome de da Fadiga Crônica (SFC)

  • 1) Moderação para as atividades diárias: o paciente deve reorganizar seu cotidiano, evitando o estresse físico e psicológico. Entretanto, o sedentarismo deve ser combatido.
  • 2) Exercícios físicos: devem ser estimulados, porém, o início deve ser lento e a progressão gradual.
  • 3) Terapia cognitivo-comportamental: ajuda a reconhecer as crenças e comportamentos negativos que podem dificultar a melhora, substituindo-os por atitudes saudáveis e positivas.
  • 4) Tratamento da depressão e ansiedade: caso esteja presente deve ser tratada. Os antidepressivos também podem ajudar a melhorar o sono e aliviar a dor.
  • 5) Tratamento da dor.
  • 6) Tratamento dos problemas de sono.
  • 7) Outros tratamentos úteis: acupuntura, meditação, técnicas de relaxamento, alongamentos, ioga e tai chi.
  • 8) Cuidado com as ofertas de tratamentos milagrosos ou naturais, na maioria das vezes não são comprovados e nem sempre são seguros. Sempre discuta estes tratamentos com seu médico de confiança.
  • 9) Participar de grupos de apoio para pacientes com SFC pode ser útil.

Considerações finais

  • Em resumo, se você se acha extremamente casado e percebe isso logo ao levantar, pode ser um sintoma de doença;
  • Isso porque, a Síndrome de da Fadiga Crônica (SFC) garante sintomas como um cansaço extremo e que nunca parece melhorar;
  • A doença existe tratamento e a ‘cura’ ainda não possui conhecimento médico.

Por fim, veja mais: Médica faz alerta sobre diagnóstico de doença incurável de Datena: “Silenciosos”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Síndrome de da Fadiga Crônica tem cura?

Não. A Síndrome de da Fadiga Crônica (SFC) não tem cura para o tratamento. O tratamento é eficaz apenas para reduzir os sintomas e fazer com que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, sem que seja tão afetado pela doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.