Produções encerradas: A falência de montadora de carros populares, rival da Toyota, após anos no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/09/2024 0h12

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A falência de montadora de carros populares, rival da Toyota - Foto: Internet

A montadora de carros amada do Brasil e rival da Toyota teve o adeus decretado no Brasil depois de anos de atividade; saiba o que aconteceu com a gigante dos automóveis

Manter uma grande empresa no Brasil, sem sombra de dúvidas, não é uma missão tão simples assim. A grande realidade é que, qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar ao fracasso. Aliás, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis rivais da Toyota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após anos de atuação no Brasil, a empresa chegou ao fim após uma dívida bilionária. Para quem não sabe, estamos se referindo a Chrysler do Brasil. A empresa foi uma divisão da americana Chrysler Corporation (atual Stellantis North America), que operou em território nacional entre 1967 e 1981.

Vale dizer que, a gigante produzindo uma série de automóveis de origem americana (Chrysler, Dodge e Plymouth) e francesa, oriundos da Simca do Brasil, após esta ser adquirida pelo Grupo Chrysler e extinta em 1967.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chrysler tentou negócios no Brasil por diversas vezes (Foto: Reprodução Internet)
Chrysler tentou negócios no Brasil por diversas vezes (Foto: Reprodução Internet)

De acordo com informações da Wikipédia, a montadora via no Brasil uma grande oportunidade de expansão dos negócios. Para adentrar no mercado brasileiro, a solução foi a aquisição da Simca do Brasil, divisão da francesa Simca, cuja propriedade e direitos foram adquiridos, a nível mundial, pela Chrysler Corporation.

No ano de 1967, a Chrysler americana enviou ao território nacional o executivo Eugene Cafiero para assumir as operações da Simca do Brasil. Inicialmente, todos os modelos Simca, como Chambord, o Presidente e o Esplanada, seguiram em produção, mas, tiveram sua marca alterada para a empresa americana.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A Chrysler do Brasil, porém, aplicou diversas modificações aos veículos, e promoveu alguns ajustes mecânicos. Diante a rápida ascensão de uma imagem de qualidade e durabilidade, a Chrysler do Brasil lançou vários modelos.

Entretanto, a montadora rival da Toyota foi ao declínio. Em 1980, a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler no país, desligando o controle americano sobre a filial brasileira. Dessa forma, em 1981 a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades, mantendo apenas a produção de uma espécie de caminhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.