Adeus ao Shopping Iguatemi e portas fechadas: Fim de 2 lojas amadas dos 25+ devasta São Paulo, SP

Duas lojas icônicas disseram adeus ao Shopping Iguatemi, um dos maiores da cidade de São Paulo, após anos e devasta clientes
7 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Duas lojas ícones deram adeus, incluindo loja amada que fez história no Shopping Iguatemi SP (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita/Pinterest)

Duas lojas icônicas disseram adeus ao Shopping Iguatemi, um dos maiores da cidade de São Paulo, após anos e devasta clientes

Se tem uma coisa que não se pode negar é que São Paulo (SP), a cidade que nunca dorme, já testemunhou o fechamento de inúmeras varejistas marcantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dois dos casos mais emblemáticos, os quais marcaram gerações de consumidores, principalmente os 25+, foram da Sandiz e a Hi-Fi Discos.

Ambas encerraram suas atividades, dando adeus a grandes centros comerciais como o Shopping Iguatemi, deixando um vazio enorme no cenário varejista da capital paulista e deixando os corações de milhares de clientes devastados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal Wiki, e Veja S.Paulo, a equipe especializada em legislação do TV Foco traz abaixo todo o desenrolar desses fatos.

Sandiz: Uma história memorável

A Sandiz foi fundada na década de 60, inicialmente como uma loja de departamentos que se inseriu no portfólio do Grupo Pão de Açúcar.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante décadas, a rede se destacou no varejo brasileiro, com filiais em locais como:

Sandiz (Foto: Reprodução / Jorge Rosemberg)

Na cidade de São Paulo ela marcou história no Shopping Morumbi e logo se tornou um dos principais pontos de venda para o público que buscava produtos de qualidade, especialmente nas áreas de vestuário e eletrodomésticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repasse de controle:

Mas, em 1987, a Sandiz passou a ser controlada pelo grupo holandês Susa, o qual estava vinculado ao grupo Vendex e detinha, na época outras grandes redes no Brasil, como a Sears e a Drogasil.

Porém, a mudança de comando não foi suficiente para garantir o sucesso contínuo da loja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante esse período, o Brasil passava por uma série de transformações econômicas, e a Sandiz não conseguiu se adaptar às novas demandas do mercado.

História da Sandiz iniciou ainda na década de 80 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Esse repasse da Sandiz foi executado pelo Grupo Pão de Açúcar, que representava 4,7% do seu faturamento na época, motivada principalmente pela baixa rentabilidade e pela falta de possibilidades de expansão no Brasil.

A empresa até tentou se reposicionar no mercado, mas a concorrência com as redes especializadas e as dificuldades econômicas acabaram selando o destino da marca.

Infelizmente, a rede fechou suas portas no início da década de 90.

A Hi-Fi Discos: O fim de uma era musical

Já a Hi-Fi Discos foi fundada em 1960, por Celso, Dário e Hélcio Serrano, primeiramente na Rua Augusta, um dos principais centros comerciais de São Paulo.

Além disso, a loja também atraia artistas internacionais como Gilbert O’Sullivan e os Carpenters.

Hélcio Serrano, entre os Carpenters , na Hi-Fi Iguatemi nos anos 80 (Foto Reprodução/Facebok)

Seu sucesso também se devia às inovações promovidas por Hélcio, como promoções inusitadas e apoio a eventos culturais, incluindo a equipe de patinação Hi-Fi Roller.

Última parada: Shopping Iguatemi SP

A Hi-Fi Discos também abriu filiais em outros pontos importantes da cidade, como o Shopping Iguatemi, ampliando ainda mais sua visibilidade.

Contudo, a partir dos anos 90, o fundador começou a perder interesse pelos novos rumos da música popular brasileira.

Loja Hi Fi do Shopping Iguatemi (Foto Reprodução/Facebook)

Assim, optou por não trabalhar com gêneros que começaram a entrar em ascensão como:

No dia 12 de março de 2002, após 36 anos de operação, a loja anunciou seu fechamento definitivo, dando um adeus definitivo ao Shopping Iguatemi e aos amantes da música

Porém , nem falência, tampouco a crise no mercado foi responsável por esse fim …

Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele justificou sua decisão de fechar a loja com uma escolha pessoal, mais do que uma resposta às dificuldades do mercado fonográfico:

“A ideia de sair se deve ao fato de que estou coroa e quero aproveitar a vida. Vou emagrecer num spa e depois vou para Miami, vou viajar de navio pela Ásia […]

Quis me livrar porque não se consegue manter um negócio sem a personalidade do dono.

A característica da loja, de sempre manter uma linha de música de qualidade, quem dava era eu” – Afirmou Serrano

Apesar do fechamento, Hélcio se despediu com a consciência tranquila de ter cumprido sua missão, enfatizando:

“Dinheiro é muito bom quando você pode usá-lo. O acúmulo dele é uma paranoia de eternidade burra.”

Qual legado deixado pela Sandiz e Hi- Fi Discos?

Embora as lojas Sandiz e Hi-Fi Discos não existam mais, seu legado permanece na memória de milhares de consumidores:

Com o fechamento dessas lojas, o comércio físico paulistano se adaptou às novas demandas, mas as marcas que construíram essas histórias nunca serão esquecidas.

Mesmo porque, o impacto dessas lojas no mercado e na cultura popular continua sendo uma referência importante para o entendimento da evolução do varejo na cidade.

Quais são os melhores shoppings de São Paulo em 2025?

De acordo com o portal Zimmerman, na lista dos melhores shoppings de São Paulo estão:

Mas, para saber mais sobre essas histórias de falências, retomadas e muito mais, clique aqui*.

Conclusão:

A Sandiz e a Hi-Fi Discos foram lojas icônicas que fecharam suas portas, no entanto, marcaram história no Shopping Iguatemi e Shopping Morumbi, na cidade de São Paulo.

A Sandiz foi uma loja de departamentos que operou de 1960 a 1990, enquanto a Hi-Fi Discos foi uma loja de discos que funcionou de 1960 a 2002.

Ambas as lojas deixaram um legado duradouro na memória de milhares de consumidores e na cultura popular paulistana.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile