Adeus Assaí, Carrefour e+: Globo anuncia decreto da ANVISA e proibição de 29 marcas de Azeite no Brasil

G1, o portal de notícias da Globo com decreto da ANVISA e proibição de 29 marcas de Azeite
A Anvisa é um dos principais órgãos do Brasil que atua em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (Vistos) estaduais, com o principal objetivo de proteger e promover a saúde da população, bem como intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, tendo sido retirado de grandes mercados, como, por exemplo, o Assaí, Carrefour, dentre outros, vocês saberão nesta segunda-feira, dia 24, sobre o decreto da ANVISA com direito a proibição de 29 marcas de Azeite no Brasil. As informações são do G1, o portal de notícias da Globo.
Conforme acabou sendo divulgado, desde o início do ano de 2024 até então, nada mais, nada menos que 29 marcas de azeite tiveram lotes proibidos ou foram totalmente vetadas para consumo pelo Ministério da Agricultura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais sobre
Recentemente, inclusive, já neste ano de 2025, duas marcas acabaram sendo desclassificadas por ser provada a presença de outros óleos vegetais em seus produtos.
Tal vale, vale salientar, acaba contrariando os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A fiscalização resultou no recolhimento de 30.990 litros entre novembro e dezembro de 2024, de acordo com o órgão. Confira a seguir quais foram as duas marcas:

Por fim, vale falar ainda que as proibições feitas pelo Ministério da Agricultura levam em conta o risco à saúde do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado
Confira a seguir o comunicado da Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a respeito do assunto:
“O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), emitiu um novo alerta de risco ao consumidor relacionado à comercialização de duas marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As ações de fiscalização conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), e as amostras dos produtos analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos considerados desclassificados e impróprios para consumo, resultando no recolhimento de 30.990 litros do produto”, completa.

Conclusão
De acordo com o Ministério, existem alguns pontos que você pode levar em consideração para identificar se um azeite pode estar impróprio para uso. Confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ministério da Agricultura sugere desconfiar de preços muito baixos;
- Não comprar azeite vendido a granel;
- Verificar se a marca já teve a sua venda proibida ou entrou na lista de produtos falsificados.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Anvisa, você pode utilizar o Fala.BR, o formulário eletrônico da Anvisa ou a Ouvidoria da Anvisa.
Confira o passo a passo:
- Preencher um formulário eletrônico detalhando o ocorrido
- Fornecer informações que possibilitem apuração da denúncia
- Incluir fotos ou materiais que comprovem os fatos relatados.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DA ANVISA.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]