Adeus, atestado médico: Lei trabalhista crava 5 situações que liberam falta sem desconto no salário de CLTs

Lei trabalhista libera faltas sem desconto no salário do CLT
De fato, é normal que um trabalhador CLT precise faltar no trabalho em algumas ocasiões. Porém, poucos sabem que existes ausências previstas na legislação trabalhistas, que não afeta o salário do empregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira, 01, traremos detalhes sobre a lei trabalhista que libera a falta sem desconto no salário de milhares de trabalhadores.
Lei CLT
Primeiramente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que todo profissional tenha direito a faltas justificadas a depender da ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O artigo 473 da CLT, garante situações de ausências sem o desconto no salário, como é o caso de consultas médicas, que devem ser provadas com o atestado médico.
Porém, poucos trabalhadores sabem que existem outras situações que podem garantir a falta justificada, sem precisar do atestado médico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mas, afinal, qual é a lei?
De acordo com informações do portal Pontotel, a CLT prevê diversas situações em que o colaborador pode se ausentar do trabalho sem sofrer descontos no salário.
Entre os destaques estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Greve: O artigo 9º da Constituição Federal assegura a todo cidadão brasileiro o direito de fazer greve;
- Licença-maternidade: A CLT garante o direito ireito à licença-maternidade de, no mínimo, 120 dias consecutivos, sem prejuízo do emprego e do salário;
- Convocação para atuar como mesário: Quando convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar nas eleições, o empregado tem direito a folgas compensatórias. A regra determina que, para cada dia de serviço prestado (incluindo treinamentos), o trabalhador terá direito a dois dias de folga remunerado;
- Doação de leite materno: A trabalhadora lactante que realizar doações regulares de leite humano em bancos de leite oficiais pode abonar as ausências mediante a apresentação de atestado;
- Problemas no transporte público: Caso o colaborador sofra atrasos ou ausências devido a falhas comprovadas no transporte público, a empresa pode considerar a justificativa válida para abonar o ponto. Para isso, é importante que o empregado apresente documentos, como declarações da companhia de transporte, notícias oficiais ou boletins de ocorrência que comprovem o transtorno.

Considerações finais
Em suma, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura ao trabalhador o direito as fatals justificadas sem o desconto no salário.
Veja mais notícias sobre a CLT clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que a CLT garante ao trabalhador?
Por fim, a lei CLT garante alguns benefícios para os trabalhadores. Veja:
- Registro em Carteira de Trabalho;
- Salário mínimo;
- Jornada de trabalho;
- Horas extra;
- Férias;
- 13º salário;
- FGTS;
- Seguro-Desemprego e mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.