Adeus, cartórios: Tarcísio libera novo serviço histórico no Detran-SP com substituto a motoristas em 2024

Tarcísio de Freitas anuncia novidade no Detran para transferência de carros
No dia 12 de março de 2024, Tarcísio de Freitas liberou um novo serviço histórico no Detran-SP, que traz um substituto a milhares de motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 17, iremos mostrar todos os detalhes sobre o novo serviço, que possibilita motoristas a abandonarem os cartórios em 2024.
Mas, afinal, qual é o serviço?
Estamos falando da TDV (Transferência Digital de Veículos). O serviço está disponível no aplicativo do Poupatempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com apurações do TV Foco e informações do Detran-SP, o serviço permite a transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado.
A nova plataforma garante um processo mais dinâmico e seguro aos motoristas que precisam realizar a transferência do automóvel.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Aplicativo
São Paulo será o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônico.
Porém, apenas vendedores e compradores com a conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro poderão utilizar o novo serviço nesta primeira fase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prazo
O novo serviço do Detran-SP ainda irá reduzir o tempo de espera dos motoristas. A transferência digital de veículos tem o prazo de cerca de cinco minutos.
Para isso, basta apenas realizar previamente a inspeção do veículo numa empresa credenciada de vistoria (ECV).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo formato também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade.
Além disso, o cidadão poderá realizar o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Etapas do novo serviço do Detran-SP
Primeira fase:
- Vendedores e compradores “pessoa física;
- Carros fabricados depois de janeiro de 2021, que possuem Placa Mercosul e CRVe (documento de registro) digital, dentro do Estado de São Paulo;
- Transferências realizadas com veículos fabricados antes de janeiro de 2021, desde que o novo proprietário tenha seu domicílio no mesmo município de cadastro do veículo objeto da negociação.
Segunda fase:
- Vendedores de “pessoa jurídica”, nos demais moldes da primeira fase;
- Nesse momento, haverá também o e-notariado, que fará a conversão pelos cartórios dos modelos fabricados antes de 2021.
Terceira fase:
- Proprietários de veículos fabricados antes de 2021;
- Portadores do CRV “verde”, poderão fazer previamente a conversão dos documentos para o formato eletrônico nos cartórios e concluir a transferência digital no ambiente do aplicativo.
Passo a passo
- Primeiramente, baixe o aplicativo do Poupatempo;
- Em seguida, o processo será feito na aba Transferir Propriedade de Veículo;
- Sistema irá chegar o CRVe Digital e Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada;
- O aplicativo registrará internamente, de forma automática – através da assinatura eletrônica;
- Por fim, terá o registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo vendedor e vendedor
Porém, lembre-se, o motorista deverá realizar vistoria de identificação veicular aprovada por empresa credenciada, há no máximo 60 dias do processo.

Anúncio de Tarcísio de Freitas
Na cerimônia de lançamento do TDV, realizada no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio de Freitas ressaltou a importância do uso da tecnologia no processo de transferência.
“O Estado de SP é um dos mais ricos do país, mas estava atrasado na digitalização. Agora estamos implantando diversas melhorias digitais que otimizará recursos do Estado e também podem otimizar a renda do cidadão paulista, a exemplo da utilização do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com a utilização da Transferência Digital de Veículos (TDV), a economia também será de tempo ao cidadão, já que o documento sairá no mesmo dia com o pagamento via pix”, disse o governador.

Considerações finais
Em resumo, em março de 2024, Tarcísio de Freitas apresentou o TDV, que transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado.
Veja mais notícias envolvendo o Detran-SP clicando aqui.
O que preciso saber para passar na prova teórica do Detran?
Além de fiscalizas as normas de trânsito, o Detran é responsável no processo para tirar a CNH.
O documento é obrigatório para o cidadão que deseja dirigir, já a idade mínima exigida é de 18 anos.
Desse modo, muitos cidadãos procuram quais são os conhecimentos básicos para passar na prova do Detran. Veja alguns deles, de acordo com o portal Baterias Heliar.
- Conhecimentos de direção defensiva;
- Noções de primeiros socorros;
- Legislação de trânsito;
- Noções de mecânica básica;
- Cidadania e Meio ambiente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.