O Detran surpreendeu ao cravar um substituto para os cartórios que promete salvar milhares de motoristas em 2025 com uma grande facilidade.
Um serviço importante pode deixar os cartórios de lado depois que o Detran confirmou uma grande novidade aos brasileiros. Trata-se de um substituto que promete salvar milhares de motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal do Detran, o departamento deu início ao serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o estado paulista.
Para quem não sabe, esse processo é inédito no país, e São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a oferecer em março deste ano todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a novidade será válida para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro, nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas.
Resumo
- O Detran anunciou uma grande novidade;
- Aliás, promete facilitar a burocracia;
- Inclusive, dando fim a um serviço dos cartórios;
- Porque passou a ocorrer digitalmente.
Podem aderir quem já tenham o CRV-e em formato digital do veículo, dentro do território estadual. A ideia é justamente tornar o procedimento menos burocrático e facilitar a vida dos motoristas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a transferência digital de veículos passa a acontecer em um prazo de cerca de cinco minutos no novo formato. Entretanto, é preciso realizar alguns procedimentos previamente.
Basta apenas realizar previamente a inspeção do veículo numa empresa credenciada de vistoria (ECV) – como também acontece no processo tradicional. Antes, o prazo do Detran era muito maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A conclusão do processo era de três a dez dias úteis, incluindo a análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP. Além disso, o novo formato também dispensa a ida ao cartório.
Isso porque ele já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade. Outra facilidade é o pagamento da taxa de transferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No próprio aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via PIX. Assim, A segurança está garantida a vendedor e comprador por conta da conferência online dos procedimentos.
Considerações finais
O Detran surpreendeu ao lançar uma grande novidade a respeito da transferência de veículos. A novidade, por enquanto, abrange somente o estado de São Paulo, mas visa facilitar a vida dos motoristas, pois traz um substituto para os cartórios.
Qual é a função de um cartório?
Os cartórios de registro civil são responsáveis pela prática de atos de registro de nascimento, de casamento, de óbito, entre outros, além de averbações, anotações e fornecimento de certidões desses atos.
Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.