Nada de salário mínimo e adeus CLT: O valor que motoristas da Uber estão faturando em SP

Motoristas da Uber em São Paulo estão faturando valores acima do salário mínimo. Veja quanto eles ganham por mês sem serem CLTs
Quando falamos de aplicativos de transporte, a Uber, sem dúvidas, é a plataforma mais conhecida no Brasil. Ela ajuda milhões de pessoas na correria diária e ainda oferece renda para quem trabalha como motorista, com liberdade de horário e chance real de ganhar dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar em chance real de ganhar dinheiro, você tem noção de quanto ganha um motorista da Uber em São Paulo? Passando na frente de milhões de trabalhadores de carteira assinada no Brasil, os parceiros da plataforma estão faturando bem mais que um salário mínimo.
Quanto ganha um motorista da plataforma em SP?
Conforme a pesquisa “Mãos ao Volante”, feita pelo Instituto Badra com 1.260 motoristas na capital paulista, revelou que grande parte roda mais de 8 horas por dia e leva para casa uma média de 3,8 mil reais por mês, já considerando custos como combustível, comissão do app e aluguel do carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo enfrentando uma carga de trabalho pesada, muitos motoristas não voltariam para um emprego tradicional. O estudo apontou que oito em cada dez entrevistados afirmaram não trocar a profissão para ser um CLT novamente. Ademais, 22% desses trabalhadores têm ensino superior completo.
Em 2024, usuários de fóruns online compartilharam quanto conseguem faturar por mês trabalhando em diferentes rotinas. Na jornada de 8 horas por dia, o valor bruto mensal fica entre 5 mil e 6 mil reais. Depois de descontar custos, sobra pelo menos entre 2,5 mil e 3 mil reais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para quem trabalha 12 horas por dia, a renda bruta aumenta e pode chegar a 7 mil ou até 9 mil reais mensais. Descontando gastos, o motorista consegue lucro líquido de até 4,5 mil reais, dependendo da estratégia e da região atendida.
Custos que pesam no bolso
Em cidades grandes como São Paulo, os principais gastos do motorista são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Combustível
- Aluguel do carro, que pode custar entre 2 mil e 3 mil reais por mês
- Comissão do aplicativo, com média de 25%
- Pedágios e estacionamentos, que podem chegar a 300 reais mensais
Além disso, o motorista paga tudo do próprio bolso. Não existe férias, auxílio-doença ou estabilidade. Além disso, quem usa veículo próprio enfrenta ainda a desvalorização constante do carro.
Como se tornar motorista Uber?
Em suma, para se tornar motorista da Uber, basta possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) categoria B com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o motorista deve possuir o registro do veículo usado, ter um celular e contratar seguro para o carro. Também precisa apresentar atestado de antecedentes e enviar uma foto de boa resolução.
Com tudo isso em mãos, basta:
- Acessar o site da Uber ou o aplicativo
- Preencher o formulário de cadastro
- Enviar uma foto da CNH
- Enviar o CRLV
- Aguardar a aprovação da conta
Aliás, vale destacar que, os requisitos para o veículo podem variar de acordo com a cidade. Por exemplo, o ano mínimo de fabricação pode ser diferente de acordo com a cidade.
Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br