Adeus à CNH: Lei de trânsito em vigor libera 5 veículos populares do uso do documento

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

CNH / Veículos - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a nova lei de trânsito em vigor que libera lista de veículos do uso da CNH

É do conhecimento de todos que as leis são importantes para controlar as ações e o comportamento dos indivíduos em sociedade. Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma nova lei de trânsito que libera veículos populares do uso do documento CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, para andar de forma regular no trânsito é importante autorização, cujo essa é permitida por meio da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O documento é obrigatório em todo o país, mas, para a alegria dos brasileiros, existem alguns meios de transportes que então livres da documentação.

Isso porque, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu novas regras que altera a exigência do documento para alguns veículos. A Resolução nº 996/2023 trouxe mudanças nas normas, aprimorando a diferenciação entre diversas categorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, é importante falar que o objetivo principal é garantir uma regulamentação para cada tipo de transporte. Ou seja, a mudança diz respeito a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. Veja logo abaixo:

VEÍCULOS LIVRES DO USO DA CNH

Ciclomotores: veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não ultrapassa 50 cm³ de capacidade e com velocidade limitada a 50 km/h. Esses veículos existem o uso da CNH.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bicicletas: Veículos movidos exclusivamente pela força humana, com duas rodas e semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: incluem patinetes, skates e monociclos com motor próprio para propulsão. Opções ágeis e ecológicas para deslocamento urbano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as motocicletas que não precisam de CNH estão: Zero Luna. Além de ser um dos melhores modelos comercializados no Brasil, a Zero Luna ainda atende às resoluções ditas acima por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto. Caloi Mobylete elétrica. Tailg Dyfly e Loop K1.

Zero Luna (Foto: Reprodução/ Internet)
Loop K1 (Foto: Reprodução/ Internet)

IMPORTANTE

Com as classificações, ciclistas e usuários de ciclomotores e equipamentos de mobilidade possuem normas claras e diretas. Porém, apesar das mudanças serem válidas, a lei referente ao uso da CNH ainda se torna obrigatória para boa parte das motocicletas elétricas, ciclomotores e motonetas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, para conduzir esses veículos, é preciso possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.

Nesse sentido, é necessário frisar que quem possui bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards estão fora dessa obrigatoriedade, ou seja, podem andar livremente sem a necessidade da CNH.

COMO BAIXAR CNH DIGITAL?

CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO CNH.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile