Adeus, cartão de débito: Comunicado do Banco Central traz novo pagamento nº1 queridinho dos brasileiros

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/02/2025 16h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Cartões / Banco Central - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado do Banco Central que confirma qual é o pagamento queridinho dos brasileiros

O Banco Central, por meio do seu portal oficial, publicou um comunicado cravando qual é o meio de pagamento mais usado entre os brasileiros, deixando para trás até mesmo os cartões de débito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, o levantamento do BC acabou confirmando o Pix como o meio de pagamento mais usado no Brasil. Assim, de forma surpreendente, apenas quatro anos após o seu lançamento, o Pix já é o meio de pagamento mais difundido entre os brasileiros.

A título de informação, o serviço de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) é usado por 76,4% da população. Em seguida, vêm o cartão de débito (69,1%), ficando em segundo lugar e o dinheiro (68,9%). Os dados estão na pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, publicada pelo BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)

Comunicado

“O trabalho é uma importante fonte de informações para o aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do real”, disse Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração do BC.

Segundo o BC, a pesquisa acabou sendo realizada em todas as capitais do Brasil e em municípios com mais de cem mil habitantes – a única exceção foi o estado do Rio Grande do Sul (RS), por conta da catástrofe climática ocorrida em maio do ano passado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo a pesquisa, o Pix é amplamente usado por brasileiros de ambos os sexos, de todas as classes sociais e nas cinco regiões do país. “No recorte por gênero, 74,5% das mulheres o utilizam. Com relação aos homens, o percentual é um pouco maior: 78,4%. Na comparação por idade, a utilização é maior entre os mais novos: 87% entre as pessoas de 16 a 24 anos; 91,2% entre 25 e 34 anos; 91,1% entre 35 e 44 anos; 71,4% entre 45 e 59 anos; e 43,9% a partir de 60 anos”, diz.

Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)
Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)

“A pesquisa mostra que a agenda de digitalização do Banco Central, com o Pix, está a todo vapor, mudando os hábitos de pagamento dos brasileiros. E a tendência é de aumento do Pix para os próximos anos. Com o Pix Automático e o Pix por aproximação, certamente teremos um novo mapa de pagamentos no país, que deve ser refletido na próxima pesquisa”, afirmou o Diretor de Administração do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, a pesquisa destaca o Pix como o mais lembrado em segurança, obtenção de descontos, facilidade de uso, custos, controle de gastos, aceitação pelos estabelecimentos, comodidade e gastos emergenciais.

O que fazer ao enviar um pix errado?

Assim, se enviar um Pix errado, deve entrar em contato com o remetente e pedir a devolução. Em suma, se o remetente não se pronunciar, você pode fazer um boletim de ocorrência e entrar com uma ação judicial. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Entre em contato com o remetente e explique o ocorrido
  • Verifique se o envio confirma o Pix errado
  • Realize a devolução do valor nos canais digitais do banco
  • Guarde todos os registros de contato e devolução

Conclusão

  • Comunicado do Banco Central mostra formas de pagamentos mais usados no Brasil;
  • Pix passa a frente do cartão de débito;
  • O que fazer em caso de pix enviado de maneira errada.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O BANCO CENTRAL.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.