2 mercados revelam possível fusão para derrubar rivais, como Assaí e o Carrefour
Nesta terça-feira, 04, uma notícia envolvendo duas redes de mercados, rivais do Assaí e o Carrefour, vieram à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As redes analisaram o adeus do dia como uma grande oportunidade de fechar uma fusão para derrubar os rivais.
Estamos falando da possível fusão do Grupo Mateus em Pernambuco, Paraíba e Alagoas com o Novo Atacarejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Valor Econômico, a potencial combinação entre as empresas é positiva.
O acordo entre as partes deve reduzir pressões competitivas e até incentivar no crescimento das partes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A negociação também prevê a criação de uma nova entidade, com participação de 51% do Mateus, 50 lojas e faturamento bruto anual de R$ 6,8 bilhões.
Além disso, o acordo prevê o investimento entre R$ 400 e R$ 500 milhões na nova entidade, caso a fusão aconteça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, caso a fusão ocorra e a nova entidade seja formada, o Grupo Mateus e o Novo Atacarejo poderiam ficar com as unidades fechadas do mercado Dia.
Fato é que a saída do Dia nos estados pode ser uma oportunidade para a nova entidade ocupar a lacuna deixada pelo mercado e competir com Assaí, Carrefour e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHAMENTO DO DIA
Em março deste ano, o Grupo de supermercados Dia anunciou fechamento de 343 lojas e três armazéns.
De acordo com informações do G1, o mercado ficará apenas com lojas em São Paulo após 23 anos de presença no país.
A medida ocorre após resultados negativos, mas a empresa reforçou que possuí a intenção de focar nos seus principais mercados.
Guillaume Marie Didier, diretor financeiro do Dia, aponta que após os fechamentos a empresa irá analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.
“Dessa forma, o grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos”, disse Guillaume.
QUANDO O ASSAÍ FOI FUNDADO?
O Assaí Atacadista foi fundada em outubro de 1974 por Rodolfo Jungi Naga com foco no atendimento a clientes de micro e pequenas empresas.
Desde então, principalmente nos últimos anos, a rede tornou-se uma das principais no ramo de atacarejo do país.