Adeus, IPTU: Lei em vigor em SP garante isenção do imposto à lista de idosos em 2026

Isenção de IPTU transforma a vida de idosos em São Paulo com lei em vigor que garante benefício para 2026; Veja os detalhes

20/10/2025 23h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Veja quem tem direito à isenção do IPTU (Foto: Divulgação)

Isenção de IPTU transforma a vida de idosos em São Paulo com lei em vigor que garante benefício para 2026

A isenção do IPTU para aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia é uma medida que visa aliviar a carga tributária sobre aqueles que possuem renda limitada e dependem de um único imóvel para sua moradia. A Prefeitura de São Paulo não concede automaticamente essa isenção, e o contribuinte precisa atender a uma série de requisitos para garantir que o benefício seja concedido de forma justa e adequada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O solicitante deve ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia pelo INSS, ou pela LOAS para obter a isenção.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Isenção do IPTU para lista de idosos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Além disso, é imprescindível que o imóvel em questão seja utilizado exclusivamente como residência do beneficiário. E que ele não possua outro imóvel no município de São Paulo. Esses critérios asseguram que o benefício alcance quem realmente necessita e que ninguém tente burlar as normas estabelecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, outro requisito importante é a comprovação da renda familiar mensal bruta. Para ter direito à isenção, a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos. Essa medida visa garantir que o benefício alcance aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.

Portanto, é fundamental que o requerente apresente documentos que comprovem sua renda, como extratos bancários, contracheques ou declarações de imposto de renda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como conseguir isenção do IPTU em São Paulo?

Os aposentados podem solicitar a isenção por meio do portal eletrônico da Prefeitura de São Paulo, usando o Sistema de Isenção de IPTU para Aposentados (SIIA). A plataforma permite que o usuário faça o requerimento de forma online, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade da prefeitura.

Para isso, é necessário possuir um cadastro no sistema e preencher as informações solicitadas, anexando os documentos comprobatórios exigidos. Além disso, é importante ressaltar que o prazo para solicitação da isenção é anual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que a isenção do IPTU para aposentados, pensionistas e beneficiários de renda mensal vitalícia não é automática. Ou seja, o solicitante deve realizar o requerimento dentro do prazo estabelecido e apresentar toda a documentação necessária para comprovar que atende aos requisitos exigidos. Contudo, caso contrário, a autoridade poderá indeferir o pedido, e o contribuinte continuará a pagar o imposto.

Além disso, é importante frisar que a isenção é válida apenas para o imóvel utilizado como residência do beneficiário. Imóveis alugados ou utilizados para fins comerciais não se enquadram nos critérios estabelecidos para a concessão do benefício. Portanto, o solicitante deve saber que deve destinar o imóvel exclusivamente à sua moradia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.