ADEUS IPVA: Donos de carros destes anos têm GRANDE vitória e já podem comemorar o fim do imposto

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/07/2024 10h56

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Isenção chega para motoristas em 2024 - Foto: Internet

Você pode contar com a isenção do temido imposto IPVA e precisa saber quais são os requisitos para comemorar essa grande vitória

Para quem não sabe, o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de veículo. Contudo, existe, sim, a possibilidade do motorista não arcar com o valor do referido imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que, apesar de não importar se o carro é novo, seminovo ou usado, o que vai importar mesmo na hora de pagar o IPVA está relacionado diretamente ao ano de fabricação desse veículo.

Isso significa que automóveis que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados por completo da quitação desse débito. O problema é que a idade dos veículos isentos do imposto varia de acordo com cada estado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Autoesporte, grande parte dos estados isenta o IPVA para carros fabricados há mais de 15 anos. Além do Distrito Federal, os estados que também seguem o mesmo modelo são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

A situação começa a complicar para quem mora no Mato Grosso, que só deixa de cobrar os moradores com carros a partir de 18 anos. No Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo a situação é ainda pior: 20 anos de fabricação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Santa Catarina e Tocantins pesam a mão na hora de eliminar a cobrança do IPVA: 30 anos ou mais de produção. Alagoas, por sua vez, estabeleceu que carros feitos antes de 31 de dezembro de 2002 não devem pagar o imposto. Pernambuco é o mais radical de todos: não existe isenção por tempo de fabricação.

Minas Gerais tem um esquema inusitado: somente veículos de placa preta de coleção ou de valor histórico comprovado, bem como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, não pagam o imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, veículos escolares não são obrigados a pagarem IPVA. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal não cobram o imposto de carros elétricos ou híbridos.

Qual é a importância de pagar o IPVA?

O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios (50/50). Cada local possui uma divisão para fazer o investimento desse montante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.