Adeus IPVA, lei de Lula em vigor e +1 isenção: Idosos 60+ ganham 3 presentões para salvar o bolso em 2025

Os idosos acima dos 60 anos podem contar com três benefícios incríveis para salvar o bolso agora em 2025. Contando com isenção do IPVA, uma lei em vigor e mais
Com o avanço da idade, algumas medidas governamentais podem trazer um grande alívio financeiro e mais qualidade de vida para os idosos, principalmente aos de baixa renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, eles podem contar em 2025 com o fim do IPVA para determinados casos, a aplicação de uma lei assinada por Lula que já está em vigor e mais uma isenção que pode fazer a diferença.
Conforme apurado pelo TV FOCO, o Estatuto da Pessoa Idosa, a Lei n° 10.741/2003, sancionada pelo presidente Lula (PT), garante uma série de benefícios aos mais velhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, aqueles com 65+ podem contar com gratuidade no transporte público. Além disso, eles podem contar com prioridade em estacionamentos e ingressos com meia-entrada em eventos culturais.
Contudo, para isso, precisam garantir a Carteira do Idoso. Assim, para solicitar os idosos precisam estar cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

Adeus ao IPVA
De acordo com o portal ‘AutoEsporte’, não somente os idosos, mas todos os cidadãos com alguns modelos de carros podem estar isentos do pagamento do IPVA agora em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma parcela significativa de veículos está livre dessa cobrança, seja por serem modelos híbridos e elétricos (dependendo do estado) ou por já terem um tempo de fabricação que garante isenção.
As regras variam de estado para estado. Em algumas regiões, o benefício vale para veículos com 10 anos, enquanto em outras, o prazo pode chegar a 30 anos. Veja como funciona em cada localidade:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Isenção a partir de 10 anos: Amapá, Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.
- Isenção a partir de 15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.
- Isenção a partir de 18 anos: Mato Grosso.
- Isenção a partir de 20 anos: Acre, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Isenção a partir de 30 anos: Santa Catarina.
Além disso, alguns estados adotam critérios específicos. Em Pernambuco, veículos com 20 anos ou mais não ficam totalmente isentos, mas pagam um valor reduzido: R$ 120 para carros e R$ 72 para motos.
Já Minas Gerais só concede o benefício a veículos de coleção, com placa preta e valor histórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essas diferenças regionais, o fim do IPVA pode ser uma realidade para muitos motoristas em 2025. Vale conferir as regras do seu estado para saber se seu veículo se enquadra no benefício.

Mais uma isenção aos idosos
Para muitos idosos, o acesso a atividades recreativas e de bem-estar pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida, e um benefício que muitos ainda não conhecem é oferecido pelo Sesc.
A instituição disponibiliza diversas opções de lazer e atividades voltadas ao público da terceira idade, e para usufruir dessas vantagens, basta adquirir a Credencial Plena.
Essa credencial funciona como uma carteirinha de associado e pode ser obtida por pessoas com vínculo empregatício em empresas privadas dos setores de comércio, serviços e turismo.
Assim, os idosos que se encaixam nesse perfil podem acessar uma série de atividades gratuitas ou com descontos exclusivos.
Em Campinas, por exemplo, o Sesc oferece aulas de Hidroginástica e Práticas Aquáticas, além de contar com academias abertas ao público sem custos adicionais.
Essas atividades fazem parte do vasto portfólio de opções que o Sesc oferece, e que inclui áreas como educação, cultura, lazer, assistência e saúde.
Para descobrir quais programas estão disponíveis em cada unidade, é recomendável consultar o site ou as redes sociais do Sesc no estado em que reside.
Lá, você encontrará informações atualizadas sobre as atividades gratuitas e outras opções acessíveis para os idosos.

Considerações finais
- Em 2025, os idosos podem contar com importantes benefícios para aliviar o bolso e melhorar a qualidade de vida.
- Entre eles, estão a isenção do IPVA para certos veículos, a gratuidade no transporte público e descontos em eventos culturais, além de prioridade em estacionamentos.
- Para acessar esses direitos, é necessário estar cadastrado no CadÚnico e ter a Carteira do Idoso.
- Além disso, o Sesc oferece atividades de lazer e saúde com preços acessíveis ou gratuitas para idosos que têm vínculo empregatício no comércio, serviços e turismo.
- Esses benefícios ajudam a garantir mais conforto para a terceira idade.
Quem é idoso no Brasil?
De acordo com a legislação brasileira, uma pessoa pode acabar sendo considerada idosa quando atinge os 60 anos ou mais de idade, conforme o descrito no Estatuto da Pessoa Idosa.
No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a população idosa como o grupo etário de 65 anos ou mais nos países desenvolvidos e 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento.
Por fim, clique aqui e veja mais uma série de benefícios aos idoso.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br