Adeus em definitivo ao IPVA: Motoristas de carros da Fiat, Volks, Ford estão vibrando nesta terça (27)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/05/2024 6h28

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim do IPVA para carros da Fiat, Ford, Volks e outros modelos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Donos de alguns modelos de carros da Fiat e outros modelos comemoram o fim do pagamento do IPVA já em 2024

O IPVA é um dos principais impostos anuais que atinge o bolso dos brasileiros, exclusivamente para quem tem um veículo na garagem. Porém há um grande número de pessoas que não precisam mais pagá-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada ano que se passa, um novo grupo de automóveis acabam entrando naqueles que não precisam pagar o imposto. Isso por conta de uma lei que está em vigor há anos, mas que varia bastante de acordo com cada Detran, presente em todos os estados.

O Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) é uma porcentagem do valor do carro. Por tanto, quanto maior o valor na tabela FIPE, maior será o valor cobrado, e com a valorização do mercado nos últimos meses, ficou mais caro como o de costume.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)
IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)

Porém, o tempo de fabricação é essencial para a efetuação do pagamento, assim, fique por dentro de onde você se encaixa e saiba quando vai poder deixar de pagar o imposto. Isso caso permaneça com o mesmo modelo.

Veja o tempo mínimo para se livrar do IPVA em cada estado

Os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo. Isso porque os carros com 10 anos ou mais de fabricação não precisam pagar o IPVA.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.

IPVA
Parte dos motoristas podem estar livres do pagamento do IPVA, de acordo com cada tipo de veículo (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA. Por fim, em Alagoas, qualquer veículo fabricado até 2002 está isento do imposto.

Confira os veículos da Fiat, Volks, Ford e outros livres do imposto

  • Carros da Fiat: modelo Fiat Uno (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Palio: (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Siena (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Strada (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Fiat Punto (fabricado há mais de 15 anos a partir de 2023);
  • Modelos da Renault: Renault Sandero 2013 (com mais de 10 anos de fabricação);
  • Renault Clio 2002: (com mais de 20 anos de fabricação).

Assim, nesta lista, há modelos que estão isentos em alguns estados e em outros não. Portanto, confira a data mínima de isenção do estado em que mora para saber se precisa pagar ou não o imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carros com 20 ou mais anos de fabricação não pagam o imposto em SP (Reprodução: Internet)
Carros com 20 ou mais anos de fabricação não pagam o imposto em SP (Reprodução: Internet)

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro, Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.

Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.