Adeus, IPVA: Rival da Fiat crava isenção do imposto mais temido à lista de carros amados em janeiro de 2025

Uma montadora garantiu a isenção do IPVA para seus carros neste mês de janeiro de 2025 para a alegria dos motoristas
A rival da Fiat anunciou na última semana de janeiro a isenção do IPVA para seus carros, uma grande notícia aos motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O imposto já está liberado para pagamento e quem tem a placa final 1 já terá que arcar com os juros, caso não tenham pago ao menos a primeira parcela.
O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do portal ‘Terra’, traz à tona a garantia de isenção do IPVA por parte da BYD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora, rival da Fiat no Brasil, se mostrou insatisfeita com os requisitos de isenção dados pelo governo de São Paulo.
Entenda o pagamento do IPVA
- O IPVA chega para quase todos os motoristas no início do ano, e pesa bastante no bolso, dependendo do carro que a pessoa tem;
- Ele pode ser à vista, onde há um desconto no valor total, mas para isso o indivíduo precisa ter todo o dinheiro disponível para o pagamento;
- Dá também para parcelar em até cinco vezes, porém, neste caso não há descontos, mas o valor é diluído ao longo de cinco parcelas;
- Há algumas isenções, mas que não atendem todos os veículos, na verdade é a minoria deles.
BYD revoltada com decisão do governo
De acordo com o portal ‘Terra’, a BYD ficou revoltada com a decisão do governo de São Paulo, após uma publicação no Diário Oficial da União.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isso porque o governo estabeleceu algumas medidas para isentar os carros híbridos, mas os requisitos atingem apenas modelos da Toyota.
Dentre as principais medidas estão o limite de preço de R$250 mil, motorização flex ou a etanol e motor elétrico de mínimo 40kW.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Corolla e o Corolla Cross híbridos são os únicos que se tornam elegíveis a isenção, o que gerou uma grande insatisfação da BYD.
Montadora pagará o IPVA em janeiro
Diante desse fato, a BYD anunciou que seus carros híbridos terão a isenção do IPVA para os carros 0km vendidos até o dia 31 de janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa foi uma medida que a marca tomou para seguir forte nesse mercado, chamando a atenção dos novos consumidores.
É importante ressaltar que a BYD excluiu dessa campanha os modelos 100% elétricos, vale apenas os híbridos plug-in e convencionais.

BYD anunciou a isenção do IPVA para alguns modelos em janeiro (Reprodução: BYD)

Corolla Híbrido é um dos isentos em São Paulo (Reprodução: Fernando Pires)

IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
O governo de São Paulo anunciou alguns requisitos para a isenção do IPVA em carros híbridos, atingindo apenas modelos da Toyota.
Assim, a BYD confirmou que pagará o imposto de seus carros híbridos para todos os vendidos até o dia 31 de janeiro de 2025.
Veja mais matérias sobre o IPVA
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.
Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br
