Adeus no BarraShoppingSul e Eduardo Leite ciente no RS: Fim de 3 lojas atinge moradores de Porto Alegre

Três lojas fecham as portas no BarraShoppingSul. Até mesmo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) ficou ciente da situação

04/04/2025 15h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Adeus no BarraShoppingSul: Fim de 3 lojas atinge Porto Alegre (Foto: Reprodução/ Internet)

Três lojas fecham as portas no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Até mesmo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) ficou ciente da situação

Nos últimos anos, o cenário do varejo em Porto Alegre passou por mudanças significativas, especialmente no BarraShoppingSul, um dos maiores centros comerciais da capital gaúcha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, 3 marcas conhecidas do público encerraram suas operações no local, sinalizando uma movimentação importante. Até mesmo o governador Eduardo Leite ficou ciente.

A seguir, vamos detalhar os fechamentos da Nespresso, Colombo e Amaro no BarraShoppingSul, que deixaram os porto-alegrenses sem as marcas no centro comercial mais badalado de POA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nespresso encerra operação no BarraShoppingSul

De acordo com o ‘Jornal do Comércio’, a Nespresso, marca suíça de cafés em cápsula pertencente à gigante Nestlé, encerrou sua loja no BarraShoppingSul em março de 2024.

A operação, que funcionava desde 2019 em uma das esquinas internas do shopping, ponto estratégico conhecido no setor como “corner”, era muito procurada por clientes fiéis da marca.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Com o fechamento, a única loja física da Nespresso em Porto Alegre passou a ser a do Iguatemi. A decisão chamou atenção pelo impacto direto aos consumidores que costumavam abastecer suas cápsulas presencialmente.

Nespresso fechou no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)
Nespresso fechou no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Colombo: fim da última loja em shopping na capital

Outra marca que deixou o mix do BarraShoppingSul foi a tradicional varejista gaúcha Colombo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A loja havia se tornado a última operação da rede em shoppings de Porto Alegre, e o encerramento ocorreu na mesma época do fechamento da Nespresso, segundo relatos de funcionários locais.

De acordo com a fonte, a saída da Colombo está inserida em um movimento mais amplo de retirada da marca dos grandes centros comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal fator apontado é o alto custo de manter lojas em shoppings, especialmente em tempos de margens mais apertadas no varejo.

Apesar da saída da Colombo, redes concorrentes como a Magazine Luiza seguem ativas no mesmo shopping, o que reduz, porém, a variedade de opções para o público interessado em eletrodomésticos e eletrônicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Colombo encerrou as atividades no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)
Lojas Colombo encerrou as atividades no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Amaro fecha sua Guide Shop no sul do país

Por fim, a Amaro, marca que nasceu no digital e expandiu para o varejo físico com o modelo de guide shop, também encerrou sua operação no BarraShoppingSul.

A loja representava uma aposta da marca no mercado gaúcho, oferecendo um espaço onde os clientes podiam experimentar os produtos e realizar compras online com suporte presencial.

O fechamento da Amaro reforça um movimento de reestruturação da marca, que tem repensado seu modelo de negócios físico diante das mudanças no comportamento do consumidor e das pressões econômicas.

Unidade da Amaro
Unidade da Amaro (Foto: Divulgação)

Afinal, o que está por trás desses fechamentos no BarraShoppingSul?

Os recentes encerramentos refletem um cenário desafiador para o varejo físico, especialmente dentro de grandes centros comerciais como o BarraShoppingSul.

Altos custos operacionais, mudanças nos hábitos de consumo, digitalização acelerada e a busca por modelos mais enxutos têm levado muitas marcas a reverem suas estratégias.

Considerações finais

  • Em suma, os fechamentos da Nespresso, Colombo e Amaro no BarraShoppingSul mostram como o varejo físico vem enfrentando grandes desafios.
  • Com custos altos e mudanças no jeito de consumir, muitas marcas estão repensando se vale a pena manter lojas em grandes shoppings.
  • Mesmo sendo um dos principais centros comerciais de Porto Alegre, o BarraShoppingSul também sente os impactos desse novo cenário.
  • As empresas estão buscando formatos mais eficientes e digitais, enquanto os consumidores começam a se acostumar com outras formas de comprar.
  • Essas mudanças indicam que o varejo está passando por uma fase de adaptação. Onde sair de cena pode ser, para algumas marcas, uma forma de se preparar melhor para o futuro.

Por fim, veja: Bourbon Country aos prantos: Shopping nº1 de Porto Alegre, RS, confirma +20 inaugurações históricas em 2025

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.