Adeus no BarraShoppingSul e Eduardo Leite ciente no RS: Fim de 3 lojas atinge moradores de Porto Alegre

Três lojas fecham as portas no BarraShoppingSul. Até mesmo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) ficou ciente da situação
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Adeus no BarraShoppingSul: Fim de 3 lojas atinge Porto Alegre (Foto: Reprodução/ Internet)

Três lojas fecham as portas no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Até mesmo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) ficou ciente da situação

Nos últimos anos, o cenário do varejo em Porto Alegre passou por mudanças significativas, especialmente no BarraShoppingSul, um dos maiores centros comerciais da capital gaúcha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, 3 marcas conhecidas do público encerraram suas operações no local, sinalizando uma movimentação importante. Até mesmo o governador Eduardo Leite ficou ciente.

A seguir, vamos detalhar os fechamentos da Nespresso, Colombo e Amaro no BarraShoppingSul, que deixaram os porto-alegrenses sem as marcas no centro comercial mais badalado de POA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nespresso encerra operação no BarraShoppingSul

De acordo com o ‘Jornal do Comércio’, a Nespresso, marca suíça de cafés em cápsula pertencente à gigante Nestlé, encerrou sua loja no BarraShoppingSul em março de 2024.

A operação, que funcionava desde 2019 em uma das esquinas internas do shopping, ponto estratégico conhecido no setor como “corner”, era muito procurada por clientes fiéis da marca.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o fechamento, a única loja física da Nespresso em Porto Alegre passou a ser a do Iguatemi. A decisão chamou atenção pelo impacto direto aos consumidores que costumavam abastecer suas cápsulas presencialmente.

Nespresso fechou no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Colombo: fim da última loja em shopping na capital

Outra marca que deixou o mix do BarraShoppingSul foi a tradicional varejista gaúcha Colombo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A loja havia se tornado a última operação da rede em shoppings de Porto Alegre, e o encerramento ocorreu na mesma época do fechamento da Nespresso, segundo relatos de funcionários locais.

De acordo com a fonte, a saída da Colombo está inserida em um movimento mais amplo de retirada da marca dos grandes centros comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal fator apontado é o alto custo de manter lojas em shoppings, especialmente em tempos de margens mais apertadas no varejo.

Apesar da saída da Colombo, redes concorrentes como a Magazine Luiza seguem ativas no mesmo shopping, o que reduz, porém, a variedade de opções para o público interessado em eletrodomésticos e eletrônicos.

Lojas Colombo encerrou as atividades no BarraShoppingSul (Foto: Reprodução/ Internet)

Amaro fecha sua Guide Shop no sul do país

Por fim, a Amaro, marca que nasceu no digital e expandiu para o varejo físico com o modelo de guide shop, também encerrou sua operação no BarraShoppingSul.

A loja representava uma aposta da marca no mercado gaúcho, oferecendo um espaço onde os clientes podiam experimentar os produtos e realizar compras online com suporte presencial.

O fechamento da Amaro reforça um movimento de reestruturação da marca, que tem repensado seu modelo de negócios físico diante das mudanças no comportamento do consumidor e das pressões econômicas.

Unidade da Amaro (Foto: Divulgação)

Afinal, o que está por trás desses fechamentos no BarraShoppingSul?

Os recentes encerramentos refletem um cenário desafiador para o varejo físico, especialmente dentro de grandes centros comerciais como o BarraShoppingSul.

Altos custos operacionais, mudanças nos hábitos de consumo, digitalização acelerada e a busca por modelos mais enxutos têm levado muitas marcas a reverem suas estratégias.

Considerações finais

Por fim, veja: Bourbon Country aos prantos: Shopping nº1 de Porto Alegre, RS, confirma +20 inaugurações históricas em 2025

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile