Adeus, pagamento de multas: Nova lei projetada é aprovada na Câmara em 2025 para trazer isenção a motoristas

Nova lei armada aprovada na Câmara dos Deputados traz isenção no pagamento de multas a motoristas. Veja os detalhes

22/02/2025 21h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Adeus, pagamento de multas: Nova lei projetada pra trazer isenção (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei armada aprovada na Câmara dos Deputados traz isenção no pagamento de multas a motoristas. Veja os detalhes

Agora em 2025, a aprovação de uma nova lei projetada na Câmara visa trazer mudanças significativas para os motoristas brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo time de especialistas em legislação do trânsito do TV FOCO, a medida prevê isenção no pagamento de multas em situações específicas.

De acordo com o portal oficial da Câmara dos Deputados, a Comissão de Viação e Transportes aprovou um importante avanço para motoristas que adquirem veículos usados com multas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Projeto de Lei 3509/24 visa isentar o novo proprietário do pagamento de multas cometidas pelo antigo dono e registradas após a transferência do veículo.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Multas (Reprodução: Internet)

Projeto de lei visa beneficiar os motoristas

O projeto de lei altera o Código de Trânsito Brasileiro, garantindo que infrações do antigo proprietário, inseridas tardiamente no Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), não sejam atribuídas ao novo dono.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A medida também contempla veículos registrados em nome de empresas, ampliando o alcance da proteção jurídica.

A lei armada, de autoria do deputado Pedro Jr. (TO) e aperfeiçoado por emenda do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), foi defendido pelo relator, deputado Gilberto Abramo (Republicanos-MG).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, “O comprador, que cumpriu todas as determinações legais, não deve ser surpreendido com débitos anteriores à compra, principalmente considerando que a quitação de todas as dívidas relacionadas ao veículo é uma exigência para a transferência de propriedade”.

Em cano de aprovação ela estará no CTB (Reprodução: Internet)
Código de Trânsito Brasileiro, CTB (Reprodução: Internet)

O objetivo da lei é fortalecer a segurança jurídica dos compradores de boa-fé, evitando prejuízos financeiros e transtornos burocráticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso acabe sendo aprovada, ainda precisará passar pelo Senado antes de se tornar lei.

Se entrar em vigor, a nova regra representará um alívio significativo para quem compra veículos usados, eliminando o risco de herdar dívidas não identificadas no momento da transferência.

Considerações finais

  • Em suma, o novo projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados visa isentar o comprador de veículos usados do pagamento de multas cometidas pelo antigo dono, caso essas infrações acabem registradas após a transferência do carro.
  • Ademais, a medida busca proteger o novo proprietário de dívidas inesperadas, garantindo mais segurança jurídica e transparência no processo de compra.
  • Por fim, agora, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.

Qual a infração mais grave no trânsito?

As infrações gravíssimas são aquelas com alto risco para o infrator e também para os outros. O valor das multas começa em R$ 293,47 e causam também sete pontos na CNH.

Além disso, é importante saber que algumas infrações gravíssimas podem ter como penalidade a suspensão automática da CNH.

Confira algumas das infrações gravíssimas previstas no CTB:

  • Dirigir veículo sem possuir CNH, PPD ou Autorização para Conduzir Ciclomotor ou com esses documentos cassados ou suspensos (art. 162, I e art. 162, II);
  • Dirigir veículo sem utilizar os acessórios obrigatórios, como óculos ou aparelho de audição, por exemplo (art. 162, VI);
  • Dirigir ameaçando outros veículos, pedestres ou ciclistas (Art. 170);
  • Disputar rachas (art. 173);
  • Dirigir sob influência de álcool (art. 165).

Por fim, veja esta matéria: Adeus, CNH: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz multa imperdoável de R$2924 a motoristas 20+ por 1 atitude

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.