Adeus, pagamento na Claro, Vivo e TIM: Lei em vigor na era Lula libera internet de graça à lista em 3 passos

Lei em vigor no Governo Lula libera internet de graça à lista em apenas 3 passos simples. Veja quem pode se livrar das contas na Claro e mais

01/06/2025 18h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Adeus, pagamento na Claro: Lei na era Lula libera internet grátis (Foto: Reprodução/ Internet)

Lei já em vigor no Governo Lula (PT) libera internet de graça à lista em apenas 3 passos simples. Veja quem pode se livrar das contas na Claro, Vivo e Tim

Você sabia que algumas pessoas e instituições não precisam mais pagar por internet da Claro, Vivo ou TIM? Uma lei já em vigor está revolucionando o acesso à internet no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), criado e mantido pelo Ministério das Comunicações (MCom), é possível ter internet de graça, sem contrato com operadoras.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o governo, o objetivo é promover inclusão digital e social, além de facilitar o acesso a serviços públicos e oportunidades online para quem mais precisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o GESAC e como funciona?

O Programa GESAC oferece conexão à internet por meio de duas modalidades:

  • GESAC – Ponto de Internet: acesso instalado em locais estratégicos como escolas, bibliotecas, telecentros, unidades de saúde, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos e muito mais.
  • GESAC Livre (com roteador): conexão gratuita para o público em geral, disponível em praças e outros espaços públicos.

Quem pode ter internet grátis?

Não é qualquer pessoa física, mas sim grupos e instituições que se encaixam nos critérios da política pública. Veja quem pode se desconectar das contas mensais com operadoras:

  1. Unidades do serviço público em áreas rurais, urbanas vulneráveis, de fronteira ou interesse estratégico;
  2. Órgãos públicos em cidades com dificuldade de acesso à internet em banda larga;
  3. Cooperativas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que promovam inclusão digital;
  4. Comunidades tradicionais e povos indígenas sem oferta adequada de internet.
GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) (Foto: Reprodução/ Internet)
GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) (Foto: Reprodução/ Internet)

Se você ou sua instituição se encaixa em uma dessas categorias, atenção: não é preciso pagar Claro, Vivo ou TIM, a conexão pode ser fornecida sem custo algum!

Como solicitar o GESAC em 3 passos simples

Conseguir o benefício é mais fácil do que parece. Confira o passo a passo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Preencha o formulário oficial

A solicitação começa com o preenchimento do formulário do GESAC, disponível no site do Ministério das Comunicações. Nele, você informa dados da instituição ou comunidade e descreve a necessidade de conexão.

  1. Acompanhe o andamento

Após o envio, a equipe do MCom fará uma análise técnica e orçamentária. É possível acompanhar o andamento do pedido online, usando o número de protocolo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Aguarde o resultado

Se aprovado, o ponto de internet será instalado conforme a modalidade solicitada (GESAC Ponto ou GESAC Livre). A partir daí, a conexão será liberada sem custos mensais ou contratos com operadoras comerciais.

Internet (Foto: Reprodução/ Internet)
Internet (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

  • A iniciativa é parte da agenda digital do governo federal que se mantém na era Lula.
  • A proposta visa eliminar barreiras e democratizar o acesso à internet, ferramenta essencial no mundo atual.
  • Portanto, se você faz parte de alguma instituição pública, ONG, ou comunidade tradicional, pode estar deixando um direito gratuito passar despercebido.

Qual a melhor operadora: TIM, Claro ou Vivo?

Uma pesquisa da Speedtest, exposta pelo portal EXAME, em 2023, revelou um cenário de equilíbrio nas velocidades e consistência da internet móvel entre as operadoras Claro, TIM e Vivo no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme os dados, não existe uma diferença estatística significativa entre as três empresas.

Nas medições de velocidade mediana de download, a Vivo alcançou 49,63 Mbps, seguida de perto pela TIM com 49,42 Mbps e pela Claro, que registrou 47,57 Mbps.

A análise da Speedtest Intelligence enfatiza a ausência de um vencedor estatístico claro neste aspecto.

Além disso, acabou sendo avaliado a consistência da conexão. Assim, considerando a frequência com que as velocidades estiveram acima de 5 Mbps para download e 1 Mbps para upload.

Mas uma vez, as três operadoras se destacaram pela proximidade. Todas ultrapassando a marca de 85% de consistência: Claro e Vivo com 86,3% e TIM com 85,4%.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.