Ricardo Nunes está ciente de uma lista de CPFs que terão direito a isenção no ônibus, metrôs e CPTM de SP com o famoso Bilhete Único
O Bilhete Único é um sistema usado por milhões de pessoas diariamente. Ele reúne ônibus, metrô e trens da CPTM em um só cartão, facilitando a vida de quem depende do transporte público. Inclusive, uma lista de CPFs dará adeus ao pagamento e até mesmo Ricardo Nunes está ciente da novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um grupo de pessoas tem direito a isenção integral do pagamento do transporte público, como Metrô, ônibus e CPTM. Para quem não sabe, a novidade é válida para estudantes de baixa renda e bolsistas (PROUNI/FIES). Além da lista de alunos, outras pessoas também possuem o mesmo direito.
Entretanto, nessa matéria falaremos apenas a respeito dos estudante que possuem acesso livre ao transporte público. Muitos não sabe, mas para receber a isenção do pagamento, o aluno precisa atender alguns requisitos. Aliás, as informações estão disponíveis no portal oficial da Prefeitura de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ser aluno de baixa renda com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo;
- Para estudantes de baixa renda, possuir um NIS (Número de Identificação Social) válido e registrado no CadÚnico;
- Alunos bolsista integral PROUNI ou financiado pelo FIES. Neste caso, o requisito de renda familiar per capita é dispensado para a gratuidade.
Desse modo, o Bilhete Único oferece isenção para quatro grupos de estudantes: Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Técnico e Profissionalizante e Ensino Superior e Tecnológico. Além disso, a isenção da tarifa segue a Lei Estadual nº 15.692, de 19 de fevereiro de 2015, e demais regulamentações.
Quais outros grupos possuem direito a isenção do Bilhete Único?
Além dos estudantes baixa renda, a isenção do Bilhete Único em SP é para idosos (60+) e as pessoas com deficiência (PcD). Os idosos de 60-64 anos podem carregar no Bilhete Único Comum, enquanto os de 65+ podem usar o Jaé, e PcDs precisam do Bilhete Único Especial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência (PCD)
- Cadastro Online: Acesse o site de atendimento da SPTrans (sptrans.com.br/atendimento), faça login e selecione “Pessoa com Deficiência”, depois “Solicitação da primeira via e renovação”.
- Documentação: Será necessário gerar um formulário para laudo médico específico, que deve ser preenchido por um médico e anexado ao cadastro.
- Validação: Após o cadastro online, pode ser necessário comparecer a um posto de atendimento para apresentar a documentação física.
2. Bilhete Único da Pessoa Idosa (65+ anos)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aplicativo Jaé: Baixe o app Jaé para fazer seu cadastro de forma rápida e gratuita.
- Documentos: Tenha em mãos RG, CPF e comprovante de residência recente para o cadastro no aplicativo.
- Atendimento Presencial: Se preferir, pode solicitar pelo site da SPTrans ou em Postos de Atendimento (Subprefeituras, Descomplica SP).
3. Bilhete Único Estudante (Gratuidade ou Meia Tarifa)
- Revalidação: Se já tem o cartão, pode revalidá-lo para o ano letivo atual seguindo as instruções online.
- Cadastro: Acesse o site da SPTrans, faça login e vá em “Estudante” > “Solicitação da Gratuidade”.
- Instituição de Ensino: Sua escola/faculdade envia seus dados de vínculo (ProUni/FIES) para a SPTrans, garantindo o benefício.
Por fim, confira mais notícias sobre o transporte público clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
