Adeus, poupança: 3 substitutos em vigor que aniquilam rendimento da Caixa para jorrar dinheiro em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/12/2024 0h15

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Caixa e a poupança - Foto: Internet

A poupança da Caixa vem perdendo cada vez mais adeptos. Aliás, trouxemos 3 substitutos que prometem render bem mais que a caderneta

A poupança é uma conta de investimento de renda fixa, criada para incentivar a aplicação de pequenos valores que geram rendimentos mensalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a poupança da Caixa tem ficado cada vez menos atrativa. Visto que o rendimento oferecido por ela não condiz mais com a realidade e alternativas disponíveis no mercado.

Segundo a equipe de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do portal Space Money, as pessoas passaram a buscar outras alternativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caixa Econômica
Veja informativo da Caixa Econômica (Foto: Agência Brasil)

Resumo

  • A poupança vem perdendo a atratividade;
  • Assim, as pessoas estão buscando outras alternativas;
  • Aliás, trouxemos 3 delas;
  • Eles rendem mais do que a caderneta.

Tesouro Selic (Tesouro Direto)

Trata-se de um dos investimentos mais seguros do mercado por ter uma remuneração diretamente atrelada à taxa Selic, o que significa que, quando a taxa básica de juros aumenta, o rendimento desse título também cresce, superando a poupança.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Taxa Selic (Foto: Reprodução/ Internet)

Vantagens:

  • Baixo risco
  • Liquidez diária
  • Proteção contra a inflação

Desvantagens:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Taxas de corretagem e custódia
  • Imposto de Renda

CDB

Os CDBs podem oferecer retornos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma acompanhar de perto a taxa Selic. CDBs que pagam 100% do CDI ou mais já oferecem rentabilidade superior à poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, para quem busca por segurança, os CDBs contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores de até R$ 250 mil por CPF e instituição, semelhante à proteção oferecida à poupança.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CDBs se tornou um investimento visado por quem tem alta renda (Reprodução: Internet)

Fundos de Renda Fixa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se de mais uma opção interessante para quem deseja fugir da poupança e obter melhores retornos. Esses fundos reúnem recursos de vários investidores para aplicar em ativos de renda fixa, como títulos públicos e privados.

Em geral, os fundos de renda fixa buscam seguir a variação de indicadores como a taxa Selic ou o CDI, oferecendo rentabilidades superiores às da poupança. Nesse caso, seu dinheiro é administrado por especialistas.

Considerações finais

A poupança vem perdendo cada vez mais a sua atratividade. Aliás, isso vem se provando principalmente pelas constantes retiradas que estão até mesmo superando os depósitos.

Nessa matéria, trouxemos 3 formas de rendimento que garantem mais retorno que a caderneta da poupança. Trata-se de uma excelente novidade que promete ajudar sua vida financeira.

Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)
Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)

Qual o rendimento da poupança hoje?

O Banco Central é o responsável por regulamentar a poupança. Vale lembrar que atualmente ela funciona assim:

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR);
  • Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.

Vale lembrar que o valor da TR é calculado diariamente, então esse número está sempre sofrendo pequenas alterações. Apenas para referência, a TR acumulada nos últimos 12 meses (abril de 2023 a abril de 2024) é de 1,37%.

Confirma mais matérias sobre os bancos clicando aqui!

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.