Adeus, Seguro-Desemprego e FGTS: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz fim de 2 benefícios à lista de CLTs

Tudo o que você precisa saber sobre a atitude que pode acabar levando ao fim do Seguro-Desemprego e do FGTS.

03/03/2025 9h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Seguro-Desemprego / Carteira de Trabalho / FGTS - Montagem: TV Foco

Tudo o que você precisa saber sobre a atitude que pode acabar levando ao fim do Seguro-Desemprego e do FGTS

Se você é um trabalhador brasileiro que exerce as suas funções em regime CLT, sem dúvidas, você já ouviu falar sobre o famoso benefício, o seguro-desemprego, bem como, sobre o FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, é muito importante que vocês saibam detalhes sobre a lei trabalhista em vigor em 2025 que traz o fim desses 2 benefícios à lista de CLTs, com apenas uma atitude.

Em suma, o seguro-desemprego se trata de um benefício pago a pessoas que acabaram sendo dispensadas de seus respectivos trabalhos. Já o FGTS, é um benefício que acabou sendo criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, de acordo com informações do portal Solides, aqueles trabalhadores que acabarem sendo demitidos POR justa causa, podem ficar sem os benefícios.

Quando você é demitido por justa causa, em suma, é porque você cometeu alguma falta grave. Está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e leva ao rompimento do contrato de confiança e de boa-fé entre empregado e patrão. Assim, resulta na perca de benefícios.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

SEGURO-DESEMPREGO

Em suma, um trabalhador demitido por justa causa não tem direito ao seguro-desemprego. Em caso de demissão por justa causa, o trabalhador só tem direito a receber o saldo de salário, férias vencidas e salário-família proporcional. 

Os benefícios que esse trabalhador irá perder, caso seja demitido por justa causa, são os seguintes:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • aviso-prévio; 
  • seguro-desemprego; 
  • FGTS.
Adeus, Seguro-Desemprego de 5 meses por 1 atitude - Foto: Internet
Adeus, Seguro-Desemprego – Foto: Internet

FGTS

E por falar no FGTS, o trabalhador demitido por justa causa não tem direito a sacar o FGTS. O trabalhador demitido por justa causa não recebe multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Assim, diante de tudo isso, essa lista de trabalhadores que acabam sendo demitidos por justa causa, podem dar adeus aos dois benefícios.

Aplicativo FGTS e notas de Real (Foto: Etalbr/Shutterstock)
Aplicativo FGTS e notas de Real (Foto: Etalbr/Shutterstock)

QUAL É O OBJETIVO DAS LEIS TRABALHISTAS?

Em resumo, as leis trabalhistas são de suma importância, pois tem como missão garantir a proteção contra abusos e garantir que os esforços dos trabalhadores sejam recompensados ​​de forma justa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÃO

Sendo asim, cada direito representa uma garantia de condições adequadas para o exercício de suas funções, promovendo um ambiente de trabalho seguro e digno. Dessa forma, é benefício tanto para o empregado quanto para o empregador.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRIONCIPAIS NOTÍCIAS SOBRE AS LEIS TRABALHISTAS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.