O adeus selado pela montadora dona da Fiat e da Toyota ao fecharem duas fábricas após DÉCADAS no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/11/2023 17h18

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fiat e Toyota (Reprodução - Internet)

Toyota e Fiat fecham fábricas no Brasil e clientes ficam apreensivos com futuro

A Fiat e a Toyota são duas das mais tradicionais e famosas montadoras de carros no Brasil, vendendo anualmente milhares de carros para os brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema é que recentemente, as montadoras anunciaram o fechamento de suas fábricas nacionais, causando apreensão e medo nos clientes.

Em novembro de 2022, segundo informações da Mobi Auto, a Stellantis,  dona das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram no Brasil, encerrou as atividades da fábrica de motores em Campo Largo (PR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota a empresa confirmou que vai buscar  uma forma de realocar os 210 funcionários que trabalhavam no local.

E A MONTADORA JAPONESA?

Segundo informações do Auto Esporte, a Toyota anunciou em 2022 que encerrou as operações na unidade de São Bernardo do Campo (SP), a primeira da empresa fora do Japão.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Inaugurado há 61 anos, em 1962, o local está sendo desativado de forma gradual entre o final de 2022 e novembro deste ano.

Atualmente a fábrica de São Bernardo vinha sendo responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Toyota, “será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista” de se realocarem em outras unidades da empresa. Atualmente, cerca de 550 pessoas trabalham no local.

A empresa afirma que iniciativa tem como objetivo “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o fim dessas operações nada influenciam no trabalho das duas montadoras no Brasil. A Toyota e a Fiat seguem como uma das duas montadoras mais bem requisitadas do país, vendendo e emplacando centenas de carros anualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.