Adeus tempo perdido no metrô: Lei trabalhista armada aos CLTs https://tvfoco.uai.com.br/adeus-tempo-perdido-em-onibus-com-lei-armada-aos-clts O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sat, 22 Nov 2025 03:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Adeus tempo perdido em ônibus e metrô: Nova lei trabalhista armada traz maior vitória aos CLTs em 2025 https://tvfoco.uai.com.br/adeus-tempo-perdido-em-onibus-com-lei-armada-aos-clts/ Tue, 13 May 2025 12:20:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2387139 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista armada para dar fim ao tempo perdido aos CLTs (Reprodução: Montagem TV Foco)
Lei trabalhista armada para dar fim ao tempo perdido aos CLTs (Reprodução: Montagem TV Foco)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Parte dos CLTs estão vibrando com um Projeto de Lei que visa adicionar na jornada de trabalho o trajeto até a empresa

Neste ano de 2025, entrou em circulação um novo Projeto de Lei trabalhista em que contabilizaria o trajeto de ida e volta da empresa como jornada de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso facilitaria e muito a vida de parte dos CLTs, que muitas vezes precisam sair bem cedo de casa para que não se atrasem na empresa.

O time do TV Foco especializado em Legislação, a partir de informações do portal da Câmara dos Deputados, traz à tona o PL 236/25.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nela determina que o tempo gasto na ida e volta da firma contará como jornada de trabalho, mas apenas em uma situação específica.

Entenda o Projeto de Lei 236/25

De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, o PL 236/25 foca naqueles locais de trabalho que são de difícil acesso ou desprovido de transporte público. Esse último caso de maneira parcial ou completa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Atualmente, o período gasto pelo empregador durante o percurso não vale de nada para o empregador, mas é um grande tempo gasto pelo trabalhador.

“O empregado não pode ser penalizado por condições logísticas alheias à sua escolha, especialmente quando o empregador é quem determina o local de trabalho”. Disse o autor da proposta, o Deputado Patrus Ananias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas grandes cidades, como São Paulo, as pessoas desperdiçam muito tempo no trânsito ou aguardando o transporte público.

Dependendo da distância entre a casa e o trabalho, os trabalhadores gastam até mesmo mais de 4horas somente no trajeto de ir e vir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Projeto de Lei teve aprovação na Comissão (Reprodução: Internet)
O Projeto de Lei teve precisa passar por uma série de aprovações (Reprodução: Internet)

Andamento do processo

Ainda de acordo com o site da Câmara dos Deputados, o projeto tramita em caráter conclusivo e passará por algumas análises.

Dentre elas as análises das comissões de Trabalho, e da Constituição e Justiça e Cidadania, até que siga para os próximos passos.

Assim, entrará em vigor somente se tiver a aprovação da Câmara e também do Senado, e isso pode levar bastante tempo.

Idosos contam com passagem de graça no ônibus em São Paulo (Reprodução: Internet)
Transporte público essencial nas grandes cidades (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

O Projeto de Lei 236/25 visa contabilizar o trajeto de ida e volta para o trabalho, em empresas de difícil acesso, como jornada de trabalho.

Assim, os CLTs ganhariam um tempo a mais, já que o percurso contaria como parte de seu trabalho, e não teria mais esse tempo perdido.

Veja mais matérias de leis trabalhistas

Thumbnail Video Youtube

Quantas linhas de metrô em São Paulo?

A cidade de São Paulo conta com 6 linhas de metrô, que somam mais de 100 km que cortam toda a cidade.

The post Adeus tempo perdido em ônibus e metrô: Nova lei trabalhista armada traz maior vitória aos CLTs em 2025 appeared first on TV Foco.

]]>