Fim das operações: O adeus de serviço da Visa e Mastercard após décadas em país diante de escândalo

Visa e Mastercard cravam adeus e fim das operações em país após décadas devido a escândalo
Atualmente quase não se usa mais dinheiro em espécie, isso porque com a popularização dos cartões, todo mundo passou a preferir o método. Vale dizer que, hoje em dia é muito fácil ter acesso a um cartão de crédito, isso porque existem diversas companhias que oferecem seu serviço, incluindo bancos que disponibilizam a modalidade aos seus correntistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, existem várias operadoras de cartões, no entanto, as bandeiras mais famosas em disparada são as das operadoras norte-americanas Visa e Mastercard. Inclusive, recentemente, ambas foram alvo de diversas notícias, isso porque elas anunciaram a suspensão de serviço de transação com cartões em um país devido ao escândalo de guerras.
Bom, para quem não sabe, estamos falando do fim das operações da Visa e da Master na Rússia após a invasão militar do país à vizinha Ucrânia. Segundo a ‘CNN Brasil’, no caso da Visa, pagamentos com cartões de sua bandeira emitidos na Rússia não funcionam fora do país, enquanto cartões Visa emitidos em outros países não são aceitos dentro da rede russa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a bandeira da Mastercard, cartões emitidos por bancos russos não são mais aceitos na rede da companhia e os cartões emitidos em outros lugares também não são aceitos nos estabelecimentos e caixas eletrônicos da Rússia, informou a empresa em comunicado divulgado ainda em março de 2022, na mesma época que a Visa.
Confira o pronunciamento de ambas operadoras sobre o fim do serviço
“Somos compelidos a agir após a invasão da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos“, disse o presidente global da Visa, Al Kelly, por meio do comunicado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Lamentamos o impacto que isso terá em nossos valiosos colegas e nos clientes, parceiros, comerciantes e titulares de cartões que atendemos na Rússia. Esta guerra e a ameaça contínua à paz e à estabilidade exigem que respondamos de acordo com nossos valores”, acrescentou.

A Mastercard também afirmou que passou a rever as operações no país após o escândalo. “Por mais de uma semana, o mundo tem assistido aos eventos chocantes e devastadores resultantes da invasão russa à Ucrânia. Nossos colegas, clientes e parceiros foram afetados de maneiras que a maioria de nós não poderia imaginar”, afirmou a marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com tudo isso em mente –e notando a natureza sem precedentes do atual conflito e o clima de incerteza econômica–, nós decidimos suspender os serviços de nossa rede na Rússia.”

Vale destacar que, os bloqueios aconteceram depois que as duas operadoras se retiram do país, com o encerramento de seus serviços. Desde março de 2022, as marcas retiraram instituições financeiras russas de sua rede, em cumprimento aos embargos financeiros estabelecidos pelo governo dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível pedir cartão de crédito com o nome sujo?
O nome negativado pode trazer grandes complicações, principalmente para quem é assalariado. No entanto, em algumas empresas, é liberado o uso do cartão de crédito para quem está com o nome sujo. O score é analisado e a liberação pode ser feita.
Contudo, vai depender também da relação do cliente com o banco ou emissora em questão. Atualmente, a Caixa Econômica, o Bradesco, o Itaú, o Nubank e o Banco do Brasil lideram o ranking de instituições financeiras com o maior número de pessoas registradas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br
