Definitivo”: Fim de serviço vital da Nestlé confirmado em jornal da Globo chega em país por escândalo

Jornalístico da Globo confirmou o fim de um serviço vital do Grupo Nestlé após escândalo e consequências ainda mais devastadora vieram à tona em país
No dia 30 de março de 2023, o G1, portal de notícias da Globo, confirmou uma notícia chocante envolvendo o Grupo Nestlé após um dos seus serviços mais vitais em país se envolver em um escândalo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, em meio a um comunicado emitido de forma oficial, foi confirmado o “fim definitivo” de uma fabrica da marca Buitoni, até então pertencente ao grupo, localizada em Caudry (no norte da França).
MAS ATENÇÃO! O CASO A SEGUIR RELATA APENAS A SITUAÇÃO ENVOLVENDO O SERVIÇO PRESTADO PELA FÁBRICA , DEIXANDO CLARO QUE A MARCA NESTLÉ NÃO FOI ATINGIDA TAMPOUCO OS SEUS PRODUTOS!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso de morte
Tudo isso ocorreu, um ano após os escândalos de pizzas contaminadas vir à tona, cujas quais eram produzidas pela fábrica.
Ainda de acordo com o portal, o consumo dessas pizzas causaram a morte de dois menores e dezenas de intoxicações).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A Nestlé justificou o encerramento das atividades com a queda das vendas e afirmou que iria lançar um processo para tentar um comprador para a fábrica, com a expectativa de encontrar em um prazo de dois meses: “Nenhuma demissão será notificada antes de 31 de dezembro de 2023” – Afirmou a Nestlé.
Na ocasião, a mesma prometeu oferecer ao quadro de 140 funcionários permanentes uma oportunidade de realocação interna.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como mencionamos, tudo indica que as pizzas congeladas Buitoni Fraîch’Up, foram as causadoras da morte de duas crianças e da intoxicação de dezenas de outros consumidores pela bactéria Escherichia coli*.
(*É uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente, quando a bactéria chega aos rins ela é capaz de atingir a corrente sanguínea, e assim, causar sepse)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso remonta a fevereiro de 2022, quando a inspeção sanitária francesa (SPF) e a diretoria de combate à fraude (DGCCRF) foram alertadas sobre o ressurgimento de casos de insuficiência renal em crianças devido à contaminação por E. coli.
No dia 18 de março de 2022, a Nestlé chegou a retirar as pizzas do mercado e interrompeu a produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prefeitura ainda proibiu qualquer atividade na fábrica depois que as autoridades de saúde estabeleceram um vínculo entre o consumo de pizzas e vários casos graves de intoxicação.
O Ministério Público de Paris chegou a abrir uma investigação de homicídio culposo em relação às duas mortes e a ferimentos involuntários em outras 14 pessoas, segundo uma fonte judicial.
Qual foi a manifestação da Nestlé diante do escândalo da fábrica Buitoni Fraîch’Up?
Na época, o grupo Nestlé afirmou, por meio de um comunicado OFICIAL, que a “contaminação da farinha” seria a explicação “mais provável” para a presença da bactéria nas suas pizzas.
Porém, segundo a prefeitura, a inspeção sanitária revelou a “presença de roedores” e uma “falta de manutenção e limpeza nas áreas de produção”. na fábrica da Buitoni Fraîch’Up.
Um ex auxiliar de cozinha da fábrica afirmou que por ter uma idade avançada, de 50 anos precisamente falando, seria muito complicado conseguir se realocar no mercado.
Foi ainda realizado um protesto no dia 30 de março de 2023 por funcionários que se revoltaram contra o fechamento da fábrica.
Segundo o portal O Observador, no dia 31 de março de 2023, a empresa assinou um acordo com 63 das vítimas, mesmo antes de qualquer julgamento ou acusação, oferecendo valores entre dezenas e centenas de milhares de euros, variando de acordo com a gravidade da situação.
De acordo com o portal Sic Notícias, embora as datas não tenham sido reveladas pelo mesmo, ao que parece a fábrica foi vendida pela Nestlé à empresa italiana Italpizza.

As pizzas contaminadas, produzidas na fábrica Buitoni causaram mortes e uma série de intoxicações (Foto: Reprodução/FRANCOIS LO PRESTI/AFP)

Pedestre passado diante da fábrica das pizzas Buitoni em que funcionários queimaram pneus como forma de protesto contra seu fechamento (Foto Reprodução/G1/: FRANÇOIS LO PRESTI / AFP)

Situação da Fábrica da Buitoni na França (Foto: Reprodução/Great Italian)

Funcionários da prefeitura e funcionários da fábrica Buitoni marcharam atrás de uma faixa com os dizeres “A Nestlé deve assumir a responsabilidade” durante um protesto em Caudry (Foto Reprodução/FRANCÓIS LO PRESTI / AFP/ND)
Importância do Grupo Nestlé:
A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Segundo o site oficial da marca, ela está presente em 191 países e possui cerca de 328 mil colaboradores comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.