Advogada de Maníaco do Parque faz alerta sobre perigo e saída da prisão do assassino: “Para sempre”

O maníaco do parque pode ser liberto da prisão após décadas e situação chega como uma bomba para muitos, inclusive, sua advogada
Francisco de Assis Pereira, mais conhecido como Maníaco do Parque, é um assassino em série que ganhou notoriedade nacional. Ademais, ele veio a ser condenado por crimes de estupro, estelionato, atentado violento ao pudor e homicídio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O maníaco matou, ao menos 7 mulheres e tentou assassinar outras 9, em 1998, confessando 11 assassinatos e 23 ataques. O criminoso usava uma estratégia especial para convencer as mulheres e cometer o pior.
Condenado a 285 anos, ele poderá ser solto em 2028, deixando muitos em estado de preocupação. Todavia, a advogada Carolina Landim, contratada para defender ele, se mostra contra a soltura, segundo o jornalista Ulisses Campbell, colunista de O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto que tem repercutido no Brasil e movimentado às mídias sociais de forma geral.
Limite de pena
Os crimes do serial killer se deram entre 1997 e 1998. Assim, no dia (04) de agosto de 1998, ele acabou sendo condenado a mais de dois séculos de prisão, com o limite de cumprimento de pena no país sendo de 30 anos, na época.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Todavia, em 2019, esse tempo máximo subiu para 40 anos, mas, valendo apenas para crimes cometidos a partir da vigência da lei, em 2020.
A advogada enfatiza que ele, ao longo dos 26 anos detido, sequer passou por acompanhamento psiquiátrico, além de que o laudo técnico a respeito da sua condição mental não é atualizada. Landim ainda aponta existir um alto risco de reincidência, diante do diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial, condição considerada sem cura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Liberdade a vista
Pelo fato dos crimes terem ocorrido até 1998, o Maníaco do Parque poderá ser liberto ao completar 30 anos de prisão. Todavia, para isso acontecer, a defesa do maníaco do parque precisa fazer o pedido de soltura juntamente com o Poder Judiciário.
A advogada enfatiza que não o fará. “Por mim, ele ficará preso para sempre, diz ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ela, Francisco só pode deixar a prisão depois de uma nova avaliação psiquiátrica rigorosa. Atualmente com 57 anos, o serial killer nunca esteve em um exame criminológico. Esse procedimento é feito por psicólogos e psiquiatras especializados e exigido no sistema penal apenas quando o criminoso pede progressão de regime.
O maníaco do parque nunca fez o pedido e, desde sua captura, cumpre pena integral em regime fechado. Na época da prisão, ele disse que voltaria a matar se fosse solto. Ele está na penitenciária de Iaras, no interior de São Paulo, onde passa os dias fazendo tapetes de sisal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais
- A justiça condenou Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, a 285 anos de prisão, mas a lei da época limita o cumprimento da pena a 30 anos, podendo libertá-lo em 2028;
- Ademais, sua advogada, Carolina Landim, é contra a soltura e diz que ele nunca passou por avaliação psiquiátrica adequada;
- Diagnosticado com transtorno de personalidade antissocial (sem cura), há alto risco de reincidência;
- A defesa precisa requerer a liberdade para sua soltura, mas Landim se recusa a fazer o pedido;
- Atualmente com 57 anos, está preso na penitenciária de Iaras (SP), onde produz tapetes de sisal.
Veja mais notícias sobre o maníaco do parque CLICANDO AQUI.
Qual o tempo máximo de prisão no Brasil?
Atualmente, o tempo máximo para cumprimento de pena privativa de liberdade no Brasil é de 40 anos, conforme o artigo 75 do Código Penal, alterado pela Lei nº 13.964/2019, o “Pacote Anticrime”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br