“Esclarecimento”: O fechamento de agência da Caixa por motivo revoltante e comunicado oficial

A Caixa Econômica Federal realizou o fechamento de uma agência bancária, gerando revolta, e comunicado oficial foi emitido
No ano de 2021, mais precisamente no dia 27 de abril, a capital paulista e a Grande São Paulo amanheceram com agências da Caixa Econômica Federal, uma das nossas principais instituições financeiras, fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque milhares de funcionários da instituição na época realizaram uma paralização de 24 horas em todo o Brasil, o que acabou gerando a revolta de correntistas que se dirigiram às agências e deram com a cara na porta.
De acordo com o G1, a Caixa Econômica Federal chegou a dizer que “participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em frente a agência havia um comunicado exposto avisando da greve com os seguintes dizeres: “Estamos em Greve, comissão de esclarecimento” e abaixo a assinatura do sindicato.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/l/t/aqbFvoS0mMr4YBQZGqog/oscar.jpg)
Caixa Econômica Federal entrou em greve e fechou algumas agências (Foto Reprodução/Internet)
Insatisfação em massa
Segundo a secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro, os funcionários estavam insatisfeitos com as condições de trabalho, isso sem contar o momento crítico pela qual o Brasil e o mundo enfrentava à época por conta da pandemia de Covid-19.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Neiva Ribeiro, secretária geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo (Foto Reprodução/Internet)
Em um comunicado oficial do Sindicado, foi exposto que a adesão média foi de 40% dos empregados: “Eles trabalham muito inseguros e com agências lotadas, já que nem sempre os aplicativos funcionam”
Além disso, de acordo com o sindicato, o pagamento do PLR social não estava sendo realizado corretamente:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As pessoas estão trabalhando com medo, esgotadas, com menos gente, com déficit de contratação. Estão sobrecarregadas, e na hora de receber a PLR recebem menos do que esperavam”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/f/Q/1ElsksRtaxUSzUQmlBEw/osasco.jpg)
Agência da Caixa em Osasco, na Grande São Paulo, com alguns clientes na porta (Foto Reprodução/G1)
A secretária disse ainda que a paralisação é contra a abertura de capital de parte das operações do banco, e também reivindicou a inclusão dos funcionários que atendem nas agências no grupo prioritário de vacinação contra a Covid.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Sindicato dos Bancários de São Paulo ainda não possuía um balanço da adesão de agências à paralisação.
Foram registradas agências fechadas na Rua Oscar Freire, na Avenida Henrique Schaumann e no bairro da Lapa, na Zona Oeste, e também na Sé, no Centro da cidade. Unidades em Taboão da Serra e em Osasco, na Grande São Paulo, também estavam sendo fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi o comunicado da Caixa na época?
Em nota oficial, Caixa Econômica informou que manteve o atendimento à população regularmente no dia 27 de abril de 2021:
“Até 13 horas, o banco registrou cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas, mais de 6 milhões de transações em caixas eletrônicos e 12 milhões de transações na rede lotérica” – Iniciou ela que continuou:
“A Caixa está realizando a maior operação de pagamento de benefícios sociais da história, com liberação do Auxílio Emergencial e Bolsa Família, além da prestação de diversos serviços essenciais. Cabe destacar que milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade serão atendidos na rede de varejo da Caixa ao longo desta semana”

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.