Água contaminada: Marca popular é retirada às pressas dos supermercados em país e ANVISA liga o alerta

Contaminação em água mineral de marca popular em país acende alerta na Anvisa e expõe fragilidades globais no setor.

10/06/2025 7h15

5 min de leitura

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Contaminação em marca de água popular liga o alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

A detecção de contaminação bacteriana em garrafas de água mineral de uma marca mexicana, amplamente vendida nos Estados Unidos, ligou o sinal de alerta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

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Mesmo porque é sempre bom reavaliar os protocolos de importação e controle sanitário de águas minerais produzidas por marcas com presença global.

Ainda mais diante da constatação de falhas em um produto distribuído por uma das maiores companhias do mundo: a Coca-Cola.

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Como ocorreu com a Topo Chico, marca mexicana de água distribuída pela gigante norte-americana, a qual foi retirada às pressas dos supermercados após risco de contaminação.

Sendo assim, baseada em informações do portal Fox Business, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo mais detalhes sobre essa proibição e a defesa da marca.

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MAS ATENÇÃO! A decisão atingiu exclusivamente os lotes dos produtos citados e não se estende às demais linhas da marca, que permanecem liberadas para venda.

Lote da Topo Chico teve venda suspensa por contaminação (Foto Reprodução/Internet)
Lote da Topo Chico teve venda suspensa por contaminação (Foto Reprodução/Internet)

Água mineral: recurso vital e ativo de mercado:

Como muitos sabem, a água mineral cumpre função insubstituível na saúde humana.

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Fonte natural de minerais como cálcio, magnésio e potássio, ela contribui para o equilíbrio fisiológico, o bom funcionamento celular e a hidratação.

Mas, além de essencial à vida, tornou-se também um ativo de alto valor no mercado global.

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O setor de água engarrafada movimenta cifras bilionárias, alimentado por tendências de consumo consciente, hábitos saudáveis e busca por segurança alimentar.

Nesse contexto, qualquer ameaça à qualidade ou à integridade do produto tem impacto direto na saúde pública — e também na reputação das marcas envolvidas.

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Topo Chico ´é uma marca mexicana de maior relevância (Foto Reprodução/Internet)
Topo Chico ´é uma marca mexicana de maior relevância (Foto Reprodução/Internet)

O papel da fiscalização sanitária:

Dada a relevância do produto, agências reguladoras como a ANVISA, nos âmbitos nacional, e o FDA (Food and Drug Administration), nos EUA, mantêm fiscalização constante sobre a cadeia produtiva da água mineral.

A legislação exige que o líquido engarrafado esteja livre de qualquer contaminação microbiológica.

Quando esse padrão não é cumprido, mesmo que em casos isolados, medidas corretivas são imediatas: do alerta público à retirada do produto do mercado.

Foi o que aconteceu com o mencionado e recente recall da Topo Chico.

No dia 2 de junho de 2025, a Coca-Cola anunciou o recolhimento voluntário de garrafas da água Topo Chico após identificar a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa.

O recall envolveu garrafas de vidro de 500 ml, vendidas em pacotes com 18 unidades, distribuídas nas redes Costco e Sam’s Club.

A medida atingiu diretamente consumidores nos estados do Texas, Louisiana, Arizona, Nevada e Novo México.

Lotes afetados pelo recall:

Foram identificados três lotes afetados:

  • #13A2541 – Distribuído entre 20 e 29 de maio),
  • #11A2543,
  • #12A2543.
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Resposta da empresa e importância:

A Coca-Cola, distribuidora da marca, afirmou que não houve registros de doenças vinculadas ao consumo dos lotes contaminados.

Mesmo assim, optou por recolher o produto e orientar consumidores a não utilizarem as garrafas, o que comprova a sua total preocupação e responsabilidade quanto à qualidade do seu produto.

Já a rede Costco informou que reembolsará integralmente os clientes afetados.

No entanto, não foram divulgadas explicações técnicas extras sobre a origem da contaminação.

  • Importância da Coca-Cola: A Coca‑Cola transcende a condição de marca de refrigerante: ela é um ícone cultural que moldou hábitos de consumo em todo o mundo. Fundada em 1886, a empresa evoluiu para um portfólio de mais de 4.300 produtos, com cerca de 20 marcas centrais. No mercado norte-americano, detém aproximadamente 46 % do segmento de bebidas gaseificadas, contra cerca de 25,6 % da Pepsi.
  • Importância da Topo Chico: Topo Chico é uma marca de água mineral gaseificada originária de Monterrey, no México, com mais de 125 anos de história. A água, naturalmente carbonatada e rica em minerais, é engarrafada em sua fonte original e tradicionalmente valorizada por seu sabor marcante e sua carbonatação intensa. Por décadas, a marca foi símbolo regional de excelência na categoria de águas minerais, especialmente no norte do México e sul dos Estados Unidos.

Em 2017, a Coca-Cola adquiriu a Topo Chico por US$ 220 milhões. A decisão estratégica buscava aproveitar o crescimento do mercado de águas com gás e a forte lealdade dos consumidores do Texas, onde a marca liderava a categoria.

Após a aquisição, a Topo Chico passou por um processo de expansão e reposicionamento. Rapidamente, sua presença se espalhou pelos Estados Unidos e outros mercados, ocupando o espaço de marca premium e lifestyle.

Topo Chico foi comprada pela Coca-Cola (Foto Reprodução/Internet)
Topo Chico foi comprada pela Coca-Cola em 2017 (Foto Reprodução/Internet)

Que perigo a Pseudomonas aeruginosa representa?

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria resistente que pode causar infecções graves, principalmente em pessoas imunossuprimidas. Ela afeta, entre outros órgãos, em especial:

  • Os pulmões;
  • Trato urinário;
  • Sangue.

Embora represente baixo risco para indivíduos saudáveis, sua presença em água engarrafada constitui falha grave de segurança.

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Conclusão:

Em suma, o episódio da Topo Chico mostra que falhas em segurança sanitária podem ocorrer mesmo em empresas líderes e exigem resposta imediata.

A ANVISA, por sua vez, está sempre em alerta quanto ao monitoramento de marcas globais no país, diante do alerta internacional.

Afinal de contas, no mercado de água mineral, preservar a confiança exige mais que reação: exige responsabilidade, prevenção e comunicação clara.

Mas, para saber mais sobre outros casos envolvendo a alimentação, clique aqui. *

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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