Água, luz, gás e bancos: Lei para salvar idosos 60+ está EM VIGOR e crava que 6 dívidas sejam aniquiladas

Esses idosos 60+ que recebem algum benefício do INSS tem direito a dívidas de forma mais simples e menos cara
Você sabia que os idosos têm direito a inúmeros benefícios? Se não, hoje vamos comentar sobre um que vai aliviar o bolso de idosos 60+. Essas dívidas eles estão isentos de pagar e talvez nem saibam disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que contas como água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras, além de boletos de consumo estão na lista das que idosos tem direito a não pagar valores exorbitantes por conta de juros abusivos.
Conforme informações do site Só Notícia Boa, a Lei do Endividamento, mais conhecida como Lei do Superendividamento, é direcionada sobretudo aos idosos e segurados do INSS. Ela é responsável por resguardar pessoas com dívidas acumuladas, que não têm dinheiro para pagar, estão sem perspectivas e não conseguem se manter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conta de luz e idosos (Foto: Reprodução/ Internet)
Então se o idoso tem uma das dívidas citadas, ele irá sim pagar, mas não precisar arcar com os juros abusivos que muitas das vezes essas acarretam após o vencimento. E para saber se você é um beneficiário, é importante entender se você se enquadra nos requisitos.
Os idosos que recebem o Benefício de Previdência Continuada (BPC-LOAS), concedido para aqueles acima de 65 anos sem renda fixa e que não conseguiram comprovar, costumam conseguir enquadramento na lei. Além disso, no grupo entram ainda pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade que têm a garantia de um salário mínimo mensal por não terem meios de se manter sozinhas.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Idosos felizes (Fotos: Reproduções / Freepik / Montagem TV Foco)
O QUE OS BENEFICIÁRIOS DEVEM FAZER?
Uma vez que você é contemplado, é importante fazer um plano de quitação de dívidas. Vale destacar que o conselho é procurar um especialista para ajudar nesse processo, já que ele irá te guiar melhor. Com apoio do especialista, o idoso deve elaborar um plano para a quitação das dívidas:
- Considerar renda mensal
- Comprovar despesas fixas – moradia, alimentação, luz e água
- Indicar capacidade de pagamento da pessoa
- Solicitar parcelamento das dívidas de tal forma que se consiga honrar: comprometer até 35% da renda, no máximo.

Existe programa de Tarifa Social para reduzir conta de luz (Foto: TV Foco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br