Tudo sobre mais um benefício aos idosos além da aposentadoria do INSS
Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que garantir benefícios aos idosos no Brasil é essencial para promover dignidade, segurança e qualidade de vida na terceira idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, a aposentadoria pelo INSS é um direito conquistado após anos de contribuição e trabalho, sendo uma forma de reconhecimento e amparo. Esses benefícios ajudam a suprir necessidades básicas, como moradia, alimentação e saúde. Além disso, refletem o respeito e cuidado que a sociedade deve ter com quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do país ao longo dos anos.
OUTRO SALÁRIO
A saber, além da aposentadoria do INSS, os idosos 60+ tem direito a outro salário no governo Lula e vocês ficarão por dentro de todos os detalhes nesta segunda-feira, dia 16.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, de acordo com informações do portal Diário do Comércio, além da aposentadoria do INSS, os idosos que atendam aos requisitos também tem direito a outro benefício: o BPC.
BPC
Em suma, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um auxílio garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Assim, destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentadas pela família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, diferente da aposentadoria, o BPC não exige contribuição ao INSS. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo vigente.
Além disso, é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O benefício garante o pagamento de um salário mínimo mensal, porém não dá direito ao décimo terceiro salário ou pensão por morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o BPC é fundamental para assegurar condições mínimas de sobrevivência e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e o exercício da cidadania por meio de uma rede de proteção social que ampara quem mais precisa.
COMO SOLICITAR O BPC?
Para solicitar o BPC, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e agendar o atendimento pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Na data marcada, é preciso apresentar documentos pessoais e comprovar renda familiar. Após a análise, o INSS dará o resultado. O processo é gratuito e não exige intermediários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.