Além da aposentadoria por idade, INSS garante 5 benefícios aos idosos 60+ em 2025

Idosos com mais de 60 anos precisam estar cientes dos benefícios do INSS além da aposentadoria em 2025; confira
2 min de leitura
Informe sobre o INSS traz a verdade de benefício em 2025 - Foto: Montagem

INSS - Foto: Montagem

Idosos com mais de 60 anos precisam estar cientes dos benefícios do INSS além da aposentadoria em 2025

Os idosos com mais de 60 anos de idade, são agraciados por lei com uma série de benefícios, principalmente, por conta da vulnerabilidade. Assim, o INSS garante a aposentadoria para esse grupo e ainda traz mais 5 benefícios excelentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, os beneficiários da autarquia do Governo Federal, precisam estar cientes da situação para desfrutar dos benefícios e não deixar os mesmos passarem despercebidos.

Benefícios aos idosos 60+

Ademais, além da aposentadoria, o grupo da terceira idade pode desfrutar de vantagens como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auxílio-acidente

O INSS paga o benefício ao trabalhador que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. O órgão também o concede aos segurados que recebiam auxílio-doença. Para liberar o benefício, o INSS não exige tempo mínimo de contribuição, mas o trabalhador precisa manter a qualidade de segurado e comprovar, por meio de exame da perícia médica, a dificuldade para continuar exercendo suas atividades.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auxílio-doença

Por sua vez, o auxílio se trata do pagamento concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias seguidos. Para quem é carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auxílio-reclusão

Ademais, se tratando do auxílio-reclusão, ele é um benefício aos dependentes do segurado recolhido à prisão, no período que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Vale dizer que, não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensão por morte

O benefício é pago à família do trabalhador quando o mesmo falece. Não há tempo mínimo de contribuição, mas é preciso que o óbito tenha ocorrido enquanto o trabalhador tinha qualidade de segurado.

Pensão especial (Síndrome da Talidomida)

Por fim, temos a Pensão Especial Síndrome da Talidomida. O pagamento é um benefício mensal, vitalício e intransferível concedido pelo INSS para pessoas com deficiência física resultante da exposição à talidomida na gestação da mãe.

O INSS é opcional?

Em suma, a obrigatoriedade de pagar ou não o INSS depende da situação de cada pessoa. Quem exerce atividade remunerada, como empregados e autônomos, é obrigado contribuir, sem precisar se manifestar.

Todavia, há os segurados facultativos, que optam por contribuir por conta própria, e os segurados especiais (produtores rurais e pescadores artesanais), cujas contribuições são específicas.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile