Além do 13º salário e os 40% do FGTS: Lei trabalhista em vigor garante +1 indenização em demissão de CLTs

A lei trabalhista em vigor garante, além do 13° salário proporcional e da multa de 40% do FGTS, mais um benefício em caso de demissão sem justa causa
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é a lei que define todos os direitos e deveres dos trabalhadores de carteira assinada, contendo todas as regras, desde a admissão até a demissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, dessa vez, por exemplo, vamos destacar uma parte da lei que garante mais uma indenização a trabalhadores demitidos sem justa causa, além do 13° salário e da multa de 40% do FGTS.
Conforme apurado pelo TV FOCO, a demissão pode ocorrer em qualquer período de um contrato, inclusive no tempo de experiência. Sendo a pedido, com e sem justa causa e por fim de contrato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muita gente não sabe, mas, é possivel sim ter demissão no período de experiência. Contudo, no caso da demissão sem justa causa, o empregador pagará uma indenização ao CLTs. Veja mais detalhes.

Demissão no período de experiência
A demissão em contratos temporários e de experiência pode ocorrer de diversas maneiras, como explicamos anteriormente. Porém, é necessário se atentar aos seus direitos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, quando a demissão ocorre sem justa causa, mesmo durante o contrato de experiência, o CLT possui direitos, como por exemplo o 13° salário proporcional mais 1/3 e a multa de 40% do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa indenização corresponde a metade do valor dos dias restantes para o término do contrato. Por exemplo:
- se o empregado acabar sendo demitido no 44º dia de um contrato de 90 dias, a indenização deve chegar a um valor equivalente à metade do valor de 46 dias trabalhados.

Considerações finais
- Em resumo, a CLT garante que, mesmo em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a benefícios.
- Como, por exemplo, o 13° salário proporcional, a multa de 40% do FGTS e, se demitido durante o contrato de experiência, uma indenização.
- Essa indenização corresponde à metade do valor dos dias restantes do contrato.
- Ou seja, a lei busca proteger o trabalhador.
- Assim, garantindo que ele não acabe sendo prejudicado financeiramente em situações de demissão, mesmo em contratos temporários ou de experiência.
O que é ser um CLT?
Em suma, ser contratado sob o regime CLT significa ter um emprego formal, com carteira assinada e acesso a direitos trabalhistas garantidos por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os principais benefícios estão FGTS, INSS, 13º salário, férias remuneradas e uma jornada máxima de 8 horas diárias, além de outras proteções previstas na Consolidação das Leis do Trabalho.
Por fim, veja esta matéria: 20 dias de descanso e valor extra no salário: Lei trabalhista confirma 2 presentões a CLTs em 2025
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br