Além do 13º salário: INSS crava pagamento que idosos 60+ jamais esperavam em maio de 2025

Pagamento extra para idosos acima de 60 anos surpreende beneficiários do INSS e se soma ao 13º salário em maio de 2025
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

13º salário do INSS em 2025 - Foto: Montagem

Pagamento extra para idosos acima de 60 anos surpreende beneficiários do INSS e se soma ao 13º salário em maio de 2025

O INSS surpreendeu milhões de brasileiros ao confirmar, para maio de 2025, um pagamento extra além do tradicional 13º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a medida que promete aquecer a economia, impulsionar o consumo e oferecer um importante alívio financeiro a quem mais precisa.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Folha São Paulo detalha agora as mudanças do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que irá restituir, na folha de pagamento de maio, os valores descontados indevidamente de aposentadorias e pensões no mês de abril.

INSS – Foto: Internet

Contudo, a medida ocorre após a operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 23 de abril de 2025, que investigou irregularidades em acordos entre o INSS e associações ou sindicatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descontos

A operação revelou que mensalidades associativas foram descontadas sem autorização dos beneficiários, por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades de classe.

Porém, com a suspensão desses acordos, o INSS determinou a devolução dos valores descontados em abril, que será efetuada entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Juntamente com o pagamento regular de benefícios e a parcela do 13º salário.​

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atenção

Contudo, os segurados não precisarão tomar nenhuma ação para receber a devolução, pois o valor será creditado automaticamente na conta em que recebem seus benefícios.

Além disso, não será necessário solicitar o cancelamento dos descontos, já que eles foram suspensos preventivamente pelo INSS.​

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS (Reprodução: Internet)

Porém, para os casos em que os descontos ocorreram antes de abril e os beneficiários não reconhecem a autorização, a Advocacia-Geral da União (AGU) está avaliando a forma de restituição desses valores.

Enquanto isso, os segurados devem aguardar orientações oficiais e evitar fornecer dados pessoais a terceiros.​

Principais informações sobre a devolução:

Como acessar o Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, utilize o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo oficial na Play Store (Android) ou App Store (iOS).

Em seguida, clique em “Entrar com gov.br”, informe seu CPF e senha cadastrada para acessar os serviços disponíveis.

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Foto: Divulgação)

CONCLUSÃO 

Por fim, diante desse cenário, é fundamental que os aposentados e pensionistas fiquem atentos a comunicações oficiais do INSS. E além disso, que evitem fornecer informações pessoais a terceiros não autorizados.

A restituição dos valores descontados indevidamente representa um passo importante para a correção das irregularidades identificadas e para a proteção dos direitos dos segurados.​

Veja também matéria especial sobre: Nada de esperar na fila: Lista do INSS em vigor em 2025 traz 15 doenças que garantem aposentadoria IMEDIATA.

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile