Além do PIS, salário e 13º: Lei trabalhista comunica quem tem direito a +1 abono

Tudo sobre o benefício confirmado por lei trabalhista que está garantido a lista de trabalhadores além do PIS e décimo terceiro.

11/08/2025 22h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
PIS / Décimo terceiro salário - Montagem

Tudo sobre o benefício confirmado por lei trabalhista que está garantido a lista de trabalhadores além do PIS e décimo terceiro

Milhões de trabalhadores brasileiros que exercem suas atividades em regime CLT contam com direito a uma série de benefícios. Como, por exemplo, PIS e décimo terceiro salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, existe mais um abono que muitos têm direito e nem imaginam que atendem a lista de requisitos. Estamos falando sobre o Adicional de periculosidade.

De acordo com informações do portal Ponto Tel, apesar de muita gente desconhecer, esse se trata de um benefício comum dentro de empresas que possuem profissionais que exercem atividades que ameaçam o bem-estar do colaborador. Assim, esse adicional ainda gera muitas dúvidas entre colaboradores e organizações em geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando de forma mais clara, o trabalho periculoso é aquele que oferece algum tipo de risco iminente e que ameaça a integridade física e a vida do colaborador.

Confira o que diz o artigo 195 da CL:

Art.16.3 É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Art.195 – A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.

Portanto, esse benefício deve ser concedido a todos os colaboradores que estão expostos permanentemente a trabalhos:

I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.

Por fim, de acordo com a fonte, esse adicional de periculosidade tem um percentual de 30%, que deve ser acrescido ao salário base do colaborador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.