Além do IPVA: Novo pedágio chega em MG em 2025 na era Zema e abala motoristas

Pedágio em Minas Gerais tem nova tarifa em 2025, eleva custos para motoristas em meio às mudanças na gestão de Zema
E, em plena era da administração do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, milhares de motoristas mineiros se depararam com uma nova cobrança, além do IPVA, válida desde a meia-noite do dia 11 de março de 2025.
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Isso porque foi instituído um novo pedágio para quem trafega pela BR-040 entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO).
Em suma, a cobrança ocorre após a concessionária Via Cristais assumir a gestão do trecho, que tem quase 600 km de extensão.
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A partir de informações obtidas por meio do portal G1, a equipe especializada em tributações do TV Foco traz todos os pontos dessa novidade, a qual abala motoristas nesse início de 2025.
Impacto para os motoristas
A nova concessão impacta diretamente os condutores que passam pela rodovia, especialmente em Minas Gerais.
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O trecho liga as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país e contará com praças de pedágio em:
- Paracatu;
- Lagoa Grande;
- João Pinheiro;

- São Gonçalo do Abaeté;
- Felixlândia;
- Curvelo;
- Capim Branco.

Os valores definidos para os veículos variam de R$ 11,30 a R$ 15,50 para carros, podendo chegar a R$ 124 no caso de caminhonetes.
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No entanto, as motos seguem isentas da tarifa.
Concessão e investimentos
O leilão do trecho entre Belo Horizonte e Cristalina ocorreu ainda em setembro de 2024. A Via Cristais venceu a disputa e firmou um contrato de concessão válido por 30 anos.
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Durante esse período, a concessionária deverá investir R$ 12 bilhões na rodovia, sendo R$ 6,4 bilhões para infraestrutura e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais.
Além disso, a nova licitação tornou-se necessária após a Via 040, concessionária anterior, desistir da operação por prejuízos financeiros.
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Desde agosto de 2024, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia assumido a manutenção do trecho.
Melhorias previstas
Ademais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou uma série de obras para a modernização da rodovia.
As melhorias incluem:
- 10 km de duplicação de pista,
- 342 km de faixas adicionais,
- 61 km de estradas marginais,
- Passagens subterrâneas,
- Passarelas,
- Pontos de ônibus,
- Passagens de fauna,
- Novos acessos.

Também estão previstas revitalizações de marcações rodoviárias, reparos em drenagem e pavimentação, modernização dos postos de Atendimento ao Usuário (SAU) e melhoria nas condições de limpeza.
Histórico da rodovia e relicitação
A relicitação do trecho é parte de um processo mais amplo de reestruturação da BR-040.
No ano de 2013, a Via 040, então administrada pela Invepar, assumiu a concessão da rodovia entre o Distrito Federal e Juiz de Fora (MG).
Contudo, em 2017, a empresa manifestou interesse em devolver o trecho devido a dificuldades financeiras, e o pedido de relicitação foi aceito pela ANTT em 2019.
A ANTT dividiu a concessão em diferentes trechos:
- Trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora: Leiloado em abril de 2024 e concedido à empresa EPR Via Mineira, que assumiu 232,1 km da rodovia em agosto de 2024.
- Trecho entre Belo Horizonte e Cristalina: Passou para a administração da Via Cristais, no entanto, o segmento entre o Distrito Federal e Cristalina segue sob responsabilidade do Dnit, sem previsão de leilão.
Quais são as expectativas do novo pedágio da Via Cristais?
Com as melhorias prometidas, a expectativa é que a rodovia ofereça mais segurança e fluidez no trânsito. Entretanto, os motoristas já sentem o impacto imediato no bolso com a nova tarifa de pedágio.
Mas, para saber mais informações sobre outras leis e direitos dos motoristas, clique aqui*.
Conclusões:
Em suma, a partir do dia 11 de março de 2025, motoristas que trafegam pela BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) enfrentarão um novo pedágio, com valores que variam de R$ 11,30 a R$ 15,50 para carros.
A concessionária Via Cristais assumiu a gestão do trecho, com um contrato de 30 anos e previsão de investimentos de R$ 12 bilhões em melhorias na rodovia.
As obras incluem duplicação de pistas, faixas adicionais, estradas marginais, passagens subterrâneas e outras melhorias para aumentar a segurança e fluidez do trânsito.
Por fim, a nova cobrança impacta diretamente o bolso dos motoristas, mas a expectativa é que as melhorias na rodovia compensem o custo adicional.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.