Alerta de gordura disparada no sangue: 5 sinais silenciosos nos pés que indicam colesterol nas alturas nos 50+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/01/2025 22h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
5 sinais silenciosos nos pés que indicam colesterol nas alturas nos 50+ - Foto: Internet

Existem 5 sinais que precisam de atenção nos pés e que indicam a presença de colesterol alto; confira os detalhes e previna-se

Em tempos onde cada vez mais doenças tem surgido, a saúde tem sido a principal preocupação do ser humano. Afinal, em uma sociedade onde a alimentação industrializada é frequente no dia a dia, as enfermidades passam a ser mais propícias, como o próprio aumento do colesterol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que é o colesterol?

Vale dizer que, o colesterol é um tipo de gordura que faz parte do organismo humano, sendo essencial para o bom funcionamento do mesmo. Ele é transportado no sangue por lipoproteínas, que por sua vez, podem ser de alta densidade (HDL) ou baixa densidade (LDL).

Assim, para quem não sabe, o colesterol quando alto, ocasiona sérios riscos a vida do ser humano, já que demonstra gordura acima do ideal nas correntes sanguíneas, onde na maioria dos casos, pode causar uma parada cardíaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, pelo fato de ser uma situação séria, o cuidado com a saúde deve ser ainda mais rigoroso, não somente quando já está com a gordura no sangue alterada. O acompanhamento é essencial ainda para prevenir que não existam problemas.

Colesterol ruim (Foto: Reprodução / Internet)
Colesterol ruim (Foto: Reprodução / Internet)

Sinais que indicam colesterol

Assim, o time de especialistas em saúde do TV FOCO, traz à tona 5 sinais silenciosos nos pés que indicam que ele está nas alturas aos 50+, sendo esse o principal grupo sujeito a passar pela complicação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  1. Xantomas: para quem não sabe, os xantomas são depósitos de colesterol que se manifestam como nódulos amarelados, que na maioria das vezes ficam perto dos tendões do tornozelo. Mesmo pareçam inofensivos, os mesmos podem indicar níveis elevados de gordura no sangue.
  2. Alterações na Cor da Pele: manchas amareladas ou alaranjadas nos pés podem representar o acúmulo de colesterol;
  3. Dor nas Pernas ao Caminhar: dor ou desconforto nas panturrilhas na caminhada é um sintoma de doença arterial periférica, associada a gordura em excesso que compromete a circulação sanguínea;
  4. Úlceras que Demoram a Cicatrizar: feridas nos pés que não saram, mesmo com cuidados, precisam de alerta, já que pacientes com colesterol alto e diabetes possuem esses sintomas;
  5. Pulsações Enfraquecidas: caso as pulsações nos pés mostrem-se fracas ou ausentes, isso é um indicativo de obstrução arterial causada pelo acúmulo de colesterol.

Como combater o colesterol alto?

Em suma, existem cuidados essenciais a serem feitos para manter o controle da gordura no sangue. Assim, se o seu desejo é manter-se bem consigo mesmo, não deixe de revisá-las e seguir na risca.

  • Revisar a dieta;
  • Mexer-se;
  • Parar de fumar (caso fume);
  • Gerenciar o peso e estresse.
1 único ingrediente popular salva idosos 60+ regulando até o colesterol - Foto: Internet
É essencial combater o colesterol – Foto: Internet

Considerações finais

  • O colesterol é uma gordura essencial para o corpo, mas em excesso pode ser perigoso;
  • Ocorre que, o LDL (colesterol “ruim”) em níveis elevados aumenta o risco de doenças cardíacas;
  • Vale dizer que, existem sinais silenciosos nos pés:
    • Xantomas: Nódulos amarelados perto dos tornozelos, que indicam acúmulo de colesterol
    • Alterações na Cor da Pele: Manchas amareladas ou alaranjadas podem ser um alerta;
    • Dor nas Pernas ao Caminhar: Dor nas panturrilhas pode sinalizar má circulação devido ao colesterol alto;
    • Úlceras que Não Cicatrizam: Feridas persistentes nos pés podem estar ligadas a colesterol alto e diabetes;
    • Pulsações Enfraquecidas: Pulsos fracos ou ausentes nos pés indicam possível obstrução arterial.
  • Assim, manter cuidados redobrados nesse quesito é essencial para manter-se bem.

Veja mais notícias sobre o colesterol CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    NOTÍCIAS DE PARCEIROS

    Autor(a):

    Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

    Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.