Atenção, donas de casa: Comunicado da ANVISA confirma retirada de tempero nº1 das prateleiras após flagra

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/01/2025 4h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA determinou a proibição de tempero popular após risco fatal (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA)

ANVISA manda retirar um dos temperos mais usados por donas de casa em receitas após descoberta e alerta é emitido

Em sua maioria, os temperos e aromatizantes desempenham um papel fundamental na culinária, não apenas realçando sabores, mas também oferecendo experiências sensoriais únicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indispensáveis na cozinha, temperos e aromas elevam receitas simples a experiências culinárias memoráveis.

Mesmo porque, ao intensificar o sabor e o aroma, os aromatizantes elevam receitas simples a experiências gastronômicas inesquecíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temperos e aromatizantes são fundamentais em uma cozinha (Foto: Reprodução / Internet)
Temperos e aromatizantes são fundamentais em uma cozinha (Foto: Reprodução / Internet)

No entanto, nem sempre a produção e o controle de qualidade desses produtos aprovam certas linhas ou lotes.

Afinal de contas, produtos que não atendem aos padrões de segurança e qualidade da ANVISA podem representar sérios riscos à saúde pública, como doenças e reações adversas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Um alerta é dado

Falando nisso, em novembro, a ANVISA determinou a retirada do mercado de um aromatizante, após a fabricante identificar um problema em sua produção.

Sendo assim, a partir de informações oficiais, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco levantou mais detalhes dessa proibição e as consequências que o consumo desse produto poderia acarretar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado da ANVISA:

O comunicado da ANVISA, devidamente publicado no dia 12 de novembro de 2024, evidenciou o recolhimento voluntário do pó “DRI SEAL LARANJA EM PÓ PN131046”, fabricado pela empresa Carlos Cramer Produtos Aromáticos do Brasil Ltda.

O lote fabricado em 28 de agosto de 2024 apresentou níveis inaceitáveis de bolores e leveduras nos testes e foi liberado para venda antes da conclusão dos processos de qualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após uma pesquisa detalhada, não foram encontradas declarações públicas da empresa Carlos Cramer Produtos Aromáticos do Brasil Ltda. sobre o ocorrido.

Comunicado da ANVISA através do portal oficial da VISANATAL (Foto Reprodução/Instagram)

Porém, conforme mencionamos acima, o recolhimento foi voluntário, o que demonstra clara preocupação com a qualidade dos seus produtos, uma vez que partiu da própria empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as demais linhas continuam sendo comercializadas normalmente.

  • Importância da Carlos Cramer: A Cramer nasceu no Chile em 1939 e expandiu por todo o país até liderar o mercado latino-americano. Embora a sua principal experiência e liderança esteja nesse continente, ela sempre monitora as tendências mundiais, estudando preferências e comportamentos de todo o mundo.
A Cramer é referência em aromatizantes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)
A Cramer é referência em aromatizantes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Riscos à saúde

A presença de bolores e leveduras acima dos limites permitidos representa um risco significativo à saúde pública. Esses microrganismos podem causar:

  • Doenças gastrointestinais;
  • Reações alérgicas;
  • Produção de micotoxinas.

Além disso, a liberação de produtos sem os devidos testes demonstra negligência e abala a confiança dos consumidores na segurança alimentar.

Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA, clique aqui.*

Considerações finais:

Em novembro, a ANVISA proibiu o aromatizante “DRI SEAL LARANJA EM PÓ” devido à presença excessiva de bolores e leveduras, o que representa um risco à saúde pública.

Entretanto, foi a própria fabricante, Carlos Cramer, que realizou o recolhimento voluntário do produto após identificar o problema em um lote específico.

Por fim, essa medida visa garantir a segurança dos consumidores e reforça a importância de seguir as normas de qualidade estabelecidas pela agência reguladora.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.