“Começou”: JN dá alerta urgente aos aposentados e INSS faz comunicado sobre corte no benefício em 60 dias

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/02/2024 23h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
William Bonner deu a notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

O noticiário repercutiu novas informações sobre a exigência da Prova de Vida para mais de 4 milhões de pessoas

Nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o Jornal Nacional, da Globo, fez um importante comunicado aos aposentados do INSS. Desta vez, o alerta é para que não percam o salário mensal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2022, quando as regras foram mudadas, o beneficiário não precisa mais provar que está vivo. Esse papel passou a ser da própria instituição, que busca por informações das pessoas em questão.

William Bonner divulgou que a procura de 2024 já teve início. “O INSS começou a convocar mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovarem que estão vivos”, disse o apresentador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS

O INSS deu início à Prova de Vida de 2024, fazendo ligações para mais de 4 milhões de aposentados e buscando dados digitais (Foto: Agência Brasil)

Como é feita a Prova de Vida do INSS?

A instituição busca por dados que possam atestar que o beneficiário ainda está vivo nos últimos 10 meses. Agora, eles são encontrados de diferentes formas para facilitar o processo de continuidade.

Veja:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Vacinas na rede pública;
  • Acessou o aplicativo Meu INSS com o cadastro nível ouro no site Gov.br;
  • Contratou empréstimo consignado com uso de biometria;
  • Foi atendido no SUS.
INSS, Jornal Nacional

A Prova de Vida pode ser feita pelo aplicativo do Meu INSS, para evitar que o salário dos aposentados seja cortado (Foto: Shutterstock)

Se não houver Prova de Vida, o salário é cortado pelo INSS?

Além dos registros anteriores, outras buscas são feitas. A instituição também faz ligações através do 135 – sem exigir nenhum dinheiro – e até visitas. Se nada for encontrado, o salário pode ser suspenso dentro do período de 60 dias.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.