ALERTA aos donos de moto: Brasileiros que usam esse tipo de capacete tem péssima notícia confirmada

Capacete terá algumas regras diferentes
Isso porque com o elevado número de pessoas que passaram a escolher a moto como o seu meio de transporte, seja para se deslocar até o trabalho ou chegar mais rápido em seu destino, também ocorre um avanço nas tecnologias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um exemplo disso é a venda de capacetes que contam com sistema embutido de viva-voz, onde é possível conectar o celular através do Bluetooth. Porém, a utilização desses capacetes não são recomendadas.
SAIBA MAIS! Desconto de quase R$20 mil: Carros AMADOS no Brasil têm preços DESPENCANDO e você precisa aproveitar
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que com isso, as chamadas telefônicas e até mesmo ouvir músicas usando esse tipo de capacete é possível. Mas essa tecnologia é parecida como a de dirigir um carro com fones ou mexendo no celular, onde as duas práticas são proibidas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), usar o fone de ouvido, assim como falar ao celular enquanto conduz um veículo é uma infração média, cuja penalidade é de uma multa no valor de R$ 130,16, além de cinco pontos na CNH.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ocorre que fiscalizar o uso desse tipo de capacete não é fácil. De acordo com Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), muitos motociclistas compram capacetes que têm Bluetooth sabendo que usar fone de ouvido enquanto andam de moto é proibido.
Os fones de ouvido ou alto-falantes são integrados, desse modo, assim como o microfone, o que os tornam escondidos em uma blitz, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Motociclistas estão comprando capacetes que têm Bluetooth exatamente para evitar a fiscalização, pois é extremamente difícil detectar a infração. Não há dúvida de que o uso dessa tecnologia por motociclistas representa um risco para sua própria segurança e para o trânsito em geral, pois o condutor fica incapaz de ouvir o ambiente ao seu redor”, afirmou Marco ao portal G1.
O CONTRAN determinou novas diretrizes para o uso do capacete. Atualmente, os motoristas precisam manter uma vigilância intensificada para que não ocorra violações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTRAN é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) (Foto: Reprodução / Internet)
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS?
O capacete segue sendo essencial para a proteção de quem anda de moto, principalmente em casos de acidentes. Mas não é qualquer equipamento, onde o mesmo deve ser do tipo e tamanho exato do motociclista.
O capacete também precisa contar com o selo de aprovação do Inmetro e tanto o motociclista, quanto o passageiro da moto também devem estar usando o objeto.
Atualmente, mesmo com as várias regras impostas e todos os detalhes sobre os riscos, muitas pessoas ainda insistem em usar o capacete com a fivela solta. Desse modo, isso acaba se tornando um grande perigo para todos.
A viseira permanece válida, mas também se faz necessário instalar dispositivos refletores na parte traseira e nas laterais da motocicleta. Caso não queiram usar a viseira, os mesmos deverão utilizar óculos de proteção de acordo com as regras estabelecidas pelo CONTRAN.

Motociclista com capacete (Foto: Reprodução / Internet)

Motociclista com capacete (Foto: Reprodução / Internet)

Motociclista com capacete (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br