Comunicado do Banco Central: O que está sumindo com os saldos no PIX?

Banco Central crava comunicado importante aos brasileiros. Fique atento aos novos tipos de golpes envolvendo o Pix
Através das redes sociais, o Banco Central do Brasil cravou um alerta de suma importância aos brasileiros sobre um novo tipo de golpe envolvendo o Pix. Mas, e aí, você sabe o que está sumindo com os saldos das contas?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Banco Central, uma nova modalidade de golpe usando inteligência artificial tem pegado muitas pessoas pelo fato de ser bastante convincente. Acontece que, os golpistas estão usando a tecnologia para enganar as pessoas.
Com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial, criminosos estão se aproveitando de recursos como clonagem de voz e criação de imagens realistas para aplicar fraudes emocionais em famílias, assim, pedindo dinheiro mostrando o rosto e a voz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse novo golpe precisa de bastante atenção
Os criminosos simulam ligações ou vídeos com rostos e vozes parecidos com os de entes queridos para pedir dinheiro ou informações sensíveis, e muitas vítimas só percebem o golpe depois de já ter feito o Pix.
Esses crimes estão cada vez mais sofisticados. Com poucos segundos de um áudio, os golpistas conseguem imitar a voz de alguém da família. Em seguida, fazem ligações com tom de urgência, dizendo que precisam de ajuda e pedindo dinheiro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A aparência da chamada também pode ser adulterada, dando a impressão de que o número é mesmo da pessoa conhecida. Dessa forma, é preciso ficar bastante atento e sempre pensar duas vezes antes de realizar qualquer tipo de transferência.
Como se proteger de golpes?
Para se proteger, fique atento a estas orientações simples e eficazes divulgadas pelo Banco Central em suas redes sociais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Desconfie de pedidos de dinheiro, mesmo que pareçam vir de alguém próximo.
- Combine uma palavra de segurança com sua família. Se a pessoa não souber a palavra-chave combinada, é sinal de alerta.
- Evite fazer transferências via Pix sem confirmar a identidade da pessoa por outro meio. Ligue, mande áudio ou faça uma videochamada.
- Por fim, sempre busque confirmar se realmente você está falando com a pessoa que você conhece.
A melhor forma de evitar prejuízos é manter a calma, confirmar a situação por outros meios e nunca fazer transferências impulsivamente.
Como ter certeza na hora de enviar um Pix?
- Antes de confirmar a transação, verifique se o nome e o CPF/CNPJ do destinatário conferem com quem você realmente quer enviar o Pix.
- Se alguém te pedir dinheiro com urgência, especialmente por mensagem, respire fundo e confirme por ligação, vídeo ou áudio.
- Combine com amigos e familiares uma palavra-chave que deve ser dita antes de qualquer pedido de ajuda financeira.
- Se o pedido vier de um número novo ou conta recente, mesmo que a foto e o nome sejam conhecidos, confirme antes.
- Evite clicar em links recebidos por WhatsApp, SMS ou e-mail Eles podem te redirecionar para páginas falsas ou instalar vírus no seu celular.
- Chaves Pix como e-mails estranhos, números de celular não reconhecidos ou códigos aleatórios devem levantar suspeitas. Sempre confirme com quem vai receber.
Por fim, veja: Banco Central emite comunicado hoje (29) com nova sentença do PIX que atinge a Caixa e mais: “É obrigatória”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]