Alerta geral e preocupante para usuários que utilizam o aplicativo da Uber no Brasil

Se surpreenda ao ver o alerta geral e preocupante para usuários que utilizam o aplicativo da Uber no Brasil
E esse novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda está dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o alerta geral e preocupante para usuários que utilizam o aplicativo da Uber no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo do Uber – Foto Reprodução Internet
Recentemente, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, voltou a ser questionado sobre o rumor da possível saída da Uber do país nos próximos meses, que preocupa os usuários do aplicativo, e as pessoas que trabalham com este sistema de viagens em várias cidades do país.
Após uma declaração polemica do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, quando falou que poderia trocar a empresa pelos Correios, em uma nova entrevista, ao portal “Uol”, o mesmo se retratou e falou que não existe risco nenhum da empresa Uber ou de qualquer outra empresa de aplicativo deixar o Brasil, quando falou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu quero tranquilizar a todos que eventualmente se preocupam com esta questão. Ela não existe. O Brasil significa o mercado número 1 deles (da Uber). Então não se cogita a Uber sair do Brasil”, disse o Ministro do Trabalho, que continuou:
“Qual é a preocupação do Ministro do Trabalho? Número 1: tem que proteger os trabalhadores e as trabalhadoras. É esse o ponto de partida, e para isso é preciso fazer um processo de regulação que possa ser chamado de enquadramento”, prosseguiu falando o Ministro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Que continuou dizendo: “Aí me perguntaram: ‘e se a Uber não gostar?’, e eu respondi ‘eu não estou preocupado se a Uber vai gostar ou não vai gostar”, disparou o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O aplicativo do Uber – Foto Reprodução Internet
O Ministro seguiu falando sobre o assunto, quando disse: “O excesso de jornada coloca em risco o profissional, e quem eventualmente contratou o seu serviço, no caso especialmente do transporte de pessoas”, disse o Ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Isso (o excesso de jornada) pode levar a acidentes, pode levar a mortes, como aquele caso do moço lá (o Ministro estava se referindo ao acidente com o ex-BBB Rodrigo Mussi, que estava em um Uber no momento da tragédia). Certamente aquele condutor estava trabalhando há mais de 10 horas. Então é preciso regular esse excesso de jornada”, disse Marinho.

Protesto de motorista de aplicativo do Uber, em Porto Alegre – Foto Reprodução Internet
E continuou: “Se o cidadão sofrer um acidente, ele deveria ter proteção. Hoje, ele não tem. Então é neste sentido.” disse o Ministro, que prosseguiu dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não tem absolutamente nenhum risco nem para a Uber e nem para nenhuma outra plataforma de deixar esse mercado. O trabalho que nós estamos realizando está servindo para que nós possamos ouvir tanto o lado empresarial, das plataformas, como o lado, em especial, dos trabalhadores e trabalhadoras. Nós estamos conformando este processo”, finalizou.
É importante destacar que ainda não há uma data definitiva para que o texto com as propostas de regulação do trabalho de aplicativo seja discutido no Congresso Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos motorista de aplicativo existem no país?
Segundo dados do “Uol”, o número de trabalhadores de transportes por aplicativos passou de 1,5 milhão no final de 2021 para quase 1,7 milhão no terceiro trimestre de 2022.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br