Alerta urgente: Serasa acaba de emitir comunicado sobre bloqueio de CPF ao não declarar Imposto de Renda

Serasa acaba de emitir comunicado sobre bloqueio de CPF ao não declarar Imposto de Renda
A instituição privada do Serasa acaba de emitir comunicado sobre bloqueio de CPF após o cidadão não declarar Imposto de Renda, já que muitas pessoas não sabem as consequências de não realizar a ação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a instituição afirma que não declarar o Imposto de Renda, pode ir regularizar diversas situações e trazer inúmeras consequências negativas, como por exemplo, não conseguir tirar o passaporte ou renová-lo após o vencimento.
Em casos mais extremos, o CPF da pessoa pode ser até cancelado por completo e o titular ser processado criminalmente por sonegação fiscal, conforme explica o contador e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, para saber se o CPF foi afetado em razão da falta de entrega do IR, basta fazer a consulta no site da Receita Federal e preencher os dados com o número do CPF e a data de nascimento. Feito isso, o site informará o status do documento.
Essa pendência de regularização acontece porque o CPF é emitido pela própria Receita Federal para que ela possa identificar quem são os contribuintes com obrigações financeiras e fiscais no país. Contudo, está diretamente ligada à declaração de impostos. Também por isso é tão difícil escapar das consequências dessa negligência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Sempre que o CPF indicar pendência de regularização, é porque o titular não entregou alguma declaração de Imposto de Renda na Receita Federal. Isso, no entanto, não leva a pessoa a ficar negativada, nem a ser incluída em órgãos de restrição ao crédito, como a Serasa. Afinal, tal pendência não tem a ver com dívidas. É por esse motivo que o CPF pendente de regularização não interfere no Serasa Score.
A pessoa com o CPF bloqueado fica impedida de fazer o que?
- fazer ou renovar passaporte;
- tomar posse em cargos públicos após aprovação em concurso;
- receber prêmio em loteria, caso ganhe o sorteio;
- abrir conta bancária;
- movimento dinheiro na conta bancária
- pedir empréstimos ou financiamentos;
- ter acesso ao Pix, já que a instituição financeira pode impedir alguns tipos de transações;
- fazer matrícula em instituição de ensino;
- obter novo cartão de crédito;
- receber aposentadoria ou seguro desemprego;
- comprar ou vender imóveis.

Receita Federal paga valor extra na restituição do Imposto de Renda (Imagem Reprodução Internet)

CPF é usado para identificar os contribuintes da Receita Federal (Reprodução: Internet)

Serasa (Foto: reprodução, Site da Empresa)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.